GE Renewable Energy vai reformar usina de São Simão, da SPIC, hidrelétrica de 44 anos

Acordo de R$ 700 milhões firmado com grupo chinês prevê prazo de nove anos para ser concluído

A divisão de Hydro da GE Renewable Energy assinou contrato com a SPIC Brasil para liderar o projeto de modernização das unidades geradoras e serviços auxiliares da Usina Hidrelétrica São Simão. Localizada na divisa de Minas Gerais e Goiás, entre os municípios de Santa Vitória (MG) e São Simão (GO), a usina possui seis unidades geradoras, que entregam até 1.710 MW, energia suficiente para abastecer 6 milhões de residências.

O escopo do contrato prevê o fornecimento de equipamentos para as turbinas, geradores e sistemas auxiliares, além de toda a engenharia de projeto e integração, montagem e comissionamento das seis unidades geradoras. Além da atuação da divisão de Hydro da GE, o projeto contará com da Powerchina. A empresa, que integra o consórcio liderado pela GE para execução do projeto, é responsável pelo fornecimento dos sistemas BOP elétricos e mecânicos, SDSC e hidromecânicos.

“Sabemos que a modernização das hidrelétricas, principal fonte de energia limpa e renovável no Brasil há décadas, é essencial para a transição energética. Com mais esse projeto, reafirmamos nosso compromisso de apoiar a geração de energia limpa, acessível e confiável para milhões de brasileiros, para otimizar as operações das usinas e melhorar sua disponibilidade, a fim de que possam aproveitar o máximo de seus ativos e dos recursos disponíveis para atender à demanda de eletricidade no país “, afirma Cláudio Trejger, Presidente e CEO da divisão de Hydro da GE Renewable Energy na América Latina.

“A modernização prepara a Usina Hidrelétrica São Simão para o futuro, reforçando a   eficiência e confiabilidade do nosso principal ativo de geração de energia renovável no país, e que está sendo equipado com a mais moderna tecnologia. A usina está situada em uma importante e estratégica região de fluxo eletro-energético, sendo uma fonte importante para o sistema nacional de geração de energia”, diz Adriana Waltrick, CEO da SPIC Brasil.

A execução do projeto tem duração prevista de nove anos, contemplando todo o ciclo de engenharia, desenvolvimento, integração, fornecimento, montagem e comissionamento.As etapas de aquisição de componentes e fabricação de equipamentos acontecerão na unidade da GE Renewable Energy em Taubaté (SP) e em fornecedores parceiros, gerando oportunidades para outras empresas que atuam na indústria hidrelétrica e um impacto positivo para a cadeia produtiva do setor no Brasil e fora do país.

A GE Renewable Energy está comprometida em fornecer e manter uma base instalada de recursos renováveis, incluindo a fonte hídrica, que, no Brasil, corresponde a mais de 60% da matriz elétrica. Com tecnologia e inovação, a empresa atua em parceria com seus clientes para otimizar o aproveitamento dos recursos disponíveis, melhorar a disponibilidade dos ativos e contribuir para a redução do custo da energia renovável, tornando as operações mais competitivas, ao mesmo tempo em que ajuda a acelerar a transição energética em todo o mundo.

—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–

Sobre a GE Renewable Energy

A GE Renewable Energy é uma empresa de 16 bilhões de dólares que combina um dos mais amplos portfólios de energias renováveis da indústria para fornecer soluções de ponta a ponta aos nossos clientes que exigem uma energia verde confiável e acessível. Combinando soluções de energia eólica onshore e offshore, palhetas, energia hidráulica, armazenamento, energia solar em escala utilitária e soluções de rede, além de serviços híbridos de energias renováveis e digitais, a GE Renewable Energy instalou mais de 400+ gigawatts de energia renovável limpa e equipou mais de 90% das concessionárias, em todo o mundo, com suas soluções de rede. Com quase 40.000 funcionários presentes em mais de 80 países, a GE Renewable Energy cria valor para os clientes que buscam fornecer energia ao mundo com elétrons verdes acessíveis, confiáveis e sustentáveis.

Sobre a SPIC Brasil

A SPIC Brasil é subsidiária da State Power Investment Corporation of China (SPIC), empresa global de geração de energia e projetos relacionados. No Brasil, isso se traduz pela união entre a experiência e a potência financeira de um grande grupo chinês e o pioneirismo australiano de mais de 20 anos de experiência em energia renovável. Atualmente, a SPIC Brasil opera a Usina Hidrelétrica São Simão, na divisa entre os estados de Minas Gerais e Goiás, dois parques eólicos na Paraíba e tem participação no maior complexo de gás natural da América Latina, o complexo GNA, no Rio de Janeiro. Emprega mais de 200 funcionários alocados em São Paulo (SP), Natal (RN), São Simão (GO) e Mataraca (PB). A chinesa SPIC possui ativos totais de mais de US$ 200 bilhões capacidade instalada total de mais de 186 GW. Conta com mais de 130 mil colaboradores nos 46 países em que está presente. Para mais informações, acesse o Relatório anual da SPIC Brasil disponível no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *