Mutirão de limpeza contra a Dengue recolhe mais de 16 toneladas de lixo em Santa Vitória
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Combate as Endemias, em parceria com a Secretaria Municipal de Obras, com o objetivo de intensificar as ações de combate à Dengue, Vírus Zika, Chikungunya e Febre Amarela, realizou do dia 7 a 11 de fevereiro, o mutirão de limpeza em bairros com mais índices de infestação do mosquito Aedes aegypti, mosquito transmissor destas doenças.
Neste trabalho, foram retiradas mais de 16 toneladas de materiais que poderiam servir de possíveis criadouros do mosquito da Dengue.
“A ação visa principalmente a prevenção, sobretudo, estamos num período chuvoso e quente, que representa o maior risco para a proliferação do Aedes aegypti”, destacou a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Daniele Goulart.
Segundo a diretora, o trabalho dos agentes de endemias é permanente e realizado diariamente em todos os bairros do município, mas para que o resultado seja positivo é preciso a colaboração e envolvimento de toda a população.
“É de fundamental importância que todos fiquem atentos e contribuam cuidando, ao menos uma vez por semana, de suas casas, quintais e locais de trabalho”, enfatizou.
Desta forma, a Secretaria Municipal de Saúde orienta para que as pessoas estejam sempre atentas e observem periodicamente locais que possam se transformar em criadouros do mosquito em sua residência e no trabalho: caixas d’água, calhas, piscinas, pratos de vasos de plantas, latas de lixo, baldes, garrafas, pneus, entre outros, se não cuidados adequadamente podem representar grande risco para a proliferação do Aedes aegypti.
A ajuda e colaboração da população são imprescindíveis para o controle e combate ao mosquito transmissor da dengue. É hora de todos agirem; a dengue tem que acabar.