Bombeiros isolam área para conter enxame de abelhas em Ituiutaba
Na tarde deste domingo (06/02), por volta das 14 horas, o 2° Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, em Ituiutaba, foi acionado na Avenida José João Dib, no bairro Progresso, para vistoria em enxame de abelhas que, segundo solicitante, estavam atacando os transeuntes que ali passavam.
Prontamente os bombeiros se deslocaram para o atendimento e constataram que o enxame encontrava-se em um tronco de coqueiro seco de aproximadamente 4 metros de altura e que o local é de grande fluxo de pessoas, onde geralmente a população executa atividades físicas sendo necessária a captura dos insetos por equipe especializada. O local em questão está repleto de flores e frutos o que acaba ocasionando movimentação de pessoas em busca dos mesmos, gerando desconforto nas abelhas e consequentemente uma tentativa de defesa do seu ambiente.
Após avaliaram a situação, a guarnição isolou o local com fita zebrada e orientou a população vizinha de como proceder até que o apicultor fizesse a captura dos insetos.
—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–
Sabe-se da extrema relevância que as abelhas têm para o nosso ecossistema, pois, oitenta por cento da polinização é feita por elas. Esta ação dos referidos insetos, exerce uma função muito importante na natureza, na medida em permite a formação de frutos e sementes, os quais, por sua vez, produzirão novas plantas.
Desta forma, os militares atuam priorizando sempre a captura das abelhas para preservação da natureza, trabalhando muitas vezes com o importante apoio de apicultores da cidade.
O CBMMG deixa como orientação à população que em caso de enxames é importante acionar a corporação pelo número 193 solicitando ajuda, manter a distância adequada de segurança e não tentar espantar os insetos com fumaça ou outros artifícios. O bombeiro está preparado para atuar nestas situações e assim preservar o bem-estar da população.