Covid-19: unidades prisionais de Uberaba e Patos de Minas têm surto da doença; veja situação em outras cidades

Ao todo, até esta sexta (28), 6 unidades prisionais das três regiões tinha 84 detentos infectados.

Com informações G1 Triângulo e Alto Paranaíba

Com surto de Covid-19 em duas unidades prisionais, as regiões do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas tem 84 detentos infectados pela doença. As unidades com mais infectados são a Penitenciária de Uberaba e o Presídio de Patos de Minas.

As informações foram confirmadas pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) nesta sexta-feira (28). Mesmo com o número de infectados, o órgão esclareceu que nenhum dos casos é considerado grave e que “os detentos estão isolados, dentro da própria unidade prisional, em alas separadas, e passam por atendimento médico”.

Em Uberaba, há 43 infectados pela doença. Enquanto em Patos de Minas, o número é de 36. Outras quatro unidades também apresentaram casos confirmados. Confira:

Medidas adotadas

Isolamento dos detentos

Em casos de sintomas, há um procedimento de isolamento de quarentena – de 14 dias – e há uma avaliação médica antes de qualquer liberação. Os testes ocorrem, principalmente, em situações de casos suspeitos.

Visitas suspensas

As visitas nas unidades prisionais administradas pelo Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) seguem as orientações do Plano Minas Consciente, do Governo Estadual, de acordo com a classificação de cada região. Conforme rege a Resolução Conjunta 13/2021, assinada pela Sejusp, TJMG, Defensoria Pública e Ministério Público de Minas Gerais, quando houver declaração de surto na unidade prisional pelo órgão de Saúde do município as visitas devem ser suspensas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *