Ecovias do Cerrado completa 2 anos de concessão com R$ 463 milhões investidos na região

Investimentos, tecnologia e obras proporcionam uma viagem mais segura e tranquila para quem utiliza a rodovia.

Com informações Ecovias do Cerrado

Quem viaja pelos 437 quilômetros da BR-364/365, entre Jataí-GO e Uberlândia-MG, sabe que muita coisa mudou. Em dois anos de administração, completados na última quinta-feira (20), a Ecovias do Cerrado já prestou 44 mil atendimentos aos usuários na via e investiu mais de R$ 463 milhões em obras de melhoria viária.

Um dos destaques desse período foi a entrega do novo Trevo de Xapetuba, no entroncamento da BR-452 com a BR-365, entre os municípios de Uberlândia e Monte Alegre de Minas.

As melhorias no trecho sob concessão incluem ainda a limpeza e manutenção da via, implementação de dispositivos de segurança, como defensas e tachas, revitalização da sinalização vertical e horizontal, a construção de novas pistas, restauração de pavimento, revitalização de pontes e a implantação de viaduto e passarela.

Além da rodovia, os benefícios trazidos pela concessão também se estendem às prefeituras das cidades lindeiras por meio de um aumento em suas arrecadações. Em 2 anos de concessão, os 11 municípios ao longo do trecho administrado receberam mais de R$ 7 milhões referentes ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) recolhido sobre a receita do pedágio.

—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–

2 anos de melhorias viárias da Ecovias do Cerrado em números:

  • 437 quilômetros administrados;
  • R$ 463 milhões investidos (2020 e 2021);
  • Conclusão do Trevo de Xapetuba;
  • 67 quilômetros de restauração de pavimento;
  • 42 quilômetros de implantação de acostamento;
  • 10 quilômetros de construção de faixas adicionais;
  • 10 quilômetros de iluminação concluída;
  • 35 novos acessos;
  • 3 rotatórias implantadas;
  • 2 pontes revitalizadas;
  • 1 passarela implantada;
  • 1 unidade operacional da Polícia Rodoviária Federal construída;
  • 125 quilômetros de defensas metálicas implantadas;
  • 200 mil novas unidades de tachas refletivas;
  • 6 mil placas de sinalização vertical instaladas;
  • 1.500 quilômetros de faixas horizontais revitalizadas;
  • Além das obras de correção de curva, melhorias de interseção e outros.

—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–

Atendimento 24 horas

A Ecovias do Cerrado passa por 11 municípios, sendo 5 em Goiás (Aparecida do Rio Doce, Cachoeira Alta, Jataí, Paranaiguara e São Simão) e 6 em Minas Gerais (Santa Vitória, Gurinhatã, Ituiutaba, Canápolis, Monte Alegre de Minas e Uberlândia). E em qualquer ponto da rodovia, o motorista que precisar de ajuda para resolver algum imprevisto pode contar com os atendimentos 24h da concessionária.
Implantados desde setembro de 2020, o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da Ecovias do Cerrado já atendeu a 44 mil acionamentos. O SAU é composto por 189 profissionais especializados e uma frota de 9 ambulâncias, 3 guinchos leves, 3 guinchos pesados, 2 caminhões-pipas e 2 caminhões-boiadeiros, além das viaturas de inspeção.

Balanço dos atendimentos:

Inspeção de tráfego: 31.722 atendimentos em panes mecânicas e elétricas, troca de pneus e limpeza de via.

Socorro médico: 866 atendimento em acidentes e 1.199 atendimentos clínicos.

Socorro mecânico: 6.099 remoções de guinchos leves e 1.592 de guinchos pesados.

Caminhão-boiadeiro: 172 atendimentos em apreensões e remoções de animais.

Caminhão-pipa: 289 atendimentos em combate a focos de incêndio.

Apoio operacional: 2.853 atendimentos variados e socorro mecânico sem remoções. 

—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–

Segurança da via aliada à tecnologia

Com tecnologia de última geração, o Centro de Controle Operacional (CCO) da Ecovias do Cerrado acompanha em tempo real as ocorrências na rodovia e assim dimensiona e disponibiliza com mais rapidez e precisão os recursos de auxílio aos usuários por meio do SAU.
O sistema de comunicação e monitoramento de tráfego do trecho é composto por 47 câmeras de monitoramento, 21 analisadores de tráfego, 34 radares e 18 painéis eletrônicos de mensagens, tudo interligado por uma rede de comunicação instalada em toda a extensão da rodovia.
Investimentos em longo prazo
Até o fim do contrato de concessão, serão aplicados R$ 2,8 bilhões no sistema viário em obras de ampliação e melhorias, restauração, conservação, operação e monitoramento.
Dentre as ampliações e melhorias que a concessionária deverá realizar na rodovia estão a duplicação de 44 quilômetros entre Monte Alegre de Minas e Ituiutaba em Minas Gerais e a implantação de 134 quilômetros de terceiras faixas, de 88 quilômetros de acostamentos e de 20 quilômetros de vias marginais.

Também está prevista a construção e a implantação de um dispositivo viário na interseção da BR-365 com a BR-153, no local conhecido como Trevão de Monte Alegre de Minas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *