Crise hídrica: nível de água melhora em 4 hidrelétricas do Triângulo Mineiro durante período chuvoso

Com informações G1 Triângulo e Alto Paranaíba

Após as chuvas que caíram entre o fim de 2021 e os primeiros dias de 2022 na região do Triângulo Mineiro, o volume útil do reservatórios melhorou em 4 das 5 hidrelétricas, que fazem parte do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, que é monitorado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O levantamento feito pelo g1 compara os dados atualizados pelo ONS no dia 21 de janeiro deste ano com os publicados em reportagens veiculadas em 6 de junho e 30 de agosto.

Atualmente, as usinas de Emborcação, Marimbondo, Nova Ponte e São Simão estão com os reservatórios com volume útil acima do registrado nos períodos anteriores. Já a hidrelétrica de Água Vermelha é a única que está abaixo do nível registrado em agosto, porém, está acima do apontado em junho.

Segundo o climatologista Lanzoerques Júnior, nos primeiros 12 dias de janeiro, o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba acumularam 383,6 mm de chuva, quase 50% a mais do que o total esperado para o todo o mês. A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) explicou os impactos das precipitações nos reservatórios.

—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–

Situação das hidrelétricas

Conforme o Operador Nacional do Sistema Elétrico, o volume útil em 4 hidrelétricas do Triângulo Mineiro que fazem parte do subsistema Sudeste/Centro-Oeste está acima de 20%, sendo que duas estão com mais de 30%. O único reservatório abaixo de 20%, Água Vermelha está com 17,13% da capacidade.

Apesar do aumento dos reservatórios no período, o nível ainda está longe do ideal em relação à capacidade total do sistema. Vale lembrar que, quanto mais próximo de 100%, melhor.

A principal influência no aumento do volume útil foi o período chuvoso registrado entre o fim de 2021 e os primeiros dias de 2022. A política operativa realizada no sistema interligado nacional, que é coordenado pelo ONS, para que todas as usinas possam gerar energia no país também foi um fator importante.

Situação da UHE de São Simão

Localizada entre Santa Vitória (MG) e São Simão (GO), a UHE de São Simão opera com seis turbinas, que geram 1.710 MW a partir das águas do Rio Paranaíba. A energia produzida é suficiente para abastecer 6 milhões de habitantes.

A hidrelétrica representa 2,46% do subsistema Sudeste e Centro-Oeste. No início de junho, o reservatório estava com 10,09% do volume útil, enquanto que no fim de agosto operava com 21,24% da capacidade.

Após as chuvas que atingiram a região, o nível do lago chegou a 31,97% da capacidade em 21 de janeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *