Prefeito Salim Curi participa de Audiência Pública do Marco Legal das Ferrovias na Câmara de Ituiutaba
O prefeito de Santa Vitória, Salim Curi acompanhado da secretária de Desenvolvimento Social, Mariza Curi, do vice-prefeito Renato José de Paula, da vereadora Mônica Romão e do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Batista de Medeiros, participou na manhã de ontem na Câmara Municipal de Ituiutaba de Audiência Pública do Marco Legal das Ferrovias (Lei Federal nº 14.273/2021).
Saliente-se que a inclusão do trecho modal ferroviário Chaveslândia/Ituiutaba/Uberlândia de nossa região se deu, num primeiro plano, por meio de solicitação da Prefeitura Municipal de Santa Vitória ao mesmo tempo em que a ACII de Ituiutaba encaminhada à Superintendência de Ferrovias do Estado – SUFER (Ofícios 278/2019 e 037/2019), respectivamente, daí, se fez o estudo de viabilidade e posterior inclusão do trecho no Plano Estratégico Ferroviário (PEF), como sendo o único trecho contemplado no Triângulo Mineiro, agora, assegurado no Marco Legal das Ferrovias.
O novo Marco Legal das Ferrovias inova ao permitir a construção de novas ferrovias por autorização. Os investimentos integralmente privados serão na ordem de 2,7 bilhões para um trecho de 235 km de Chaveslândia/Ituiutaba/Uberlândia integrando as Ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro Atlântica (FCA) – já autorizado, por conseguinte, ofertando escoamento da nossa produção agroindustrial mais barata para vários portos brasileiros.
Em 31/12 passado foi publicado no D.O.U extratos de contratos de adesões das empresas VLI Multimodal e RUMO S/A interessadas em promover os investimentos no trecho modal ferroviário.