Há 82 anos a Família Bonito chegava em Santa Vitória
Em 1938, o fazendeiro Vicente Ferreira de Queiroz (Vicente Bonito) e o irmão Sebastião José Ferreira (Sebastião Bonito), oriundos da região da Moenda em Campina Verde, adquiriram terras às margens dos rios Paranaíba e Tijuco.
No ano seguinte, em 1939, Vicente Bonito enviou 40 cabeças de gado para a referida fazenda, que ficou sob a responsabilidade do genro Sebastião Vieira.
Pouco tempo depois, a família viria de mudança definitiva, em dois caminhões. No primeiro, vieram os filhos Zé Queiroz (na época com 16 anos de idade) e Conceição Ferreira de Queiroz.
Zé Queiroz contou que, já de tardezinha, durante o percurso para chegar à fazenda em Santa Vitória, o caminhão encravou na região do Córrego da Invernada. Na época chovia intensamente na região.
Diante do imbróglio, o jovem Zé Queiroz desceu do caminhão e decidiu ir a pé até a propriedade, onde estava o cunhado Sebastião Vieira, em busca de bois para arrastar o caminhão.
No meio do caminho, Zé Queiroz se deparou com um cavaleiro por nome Adelino Cabeludo, que indagou:
– Aonde você vai, rapaz?
– Tô indo lá no Sebastião Vieira. Nosso caminhão tá encravado ali na Invernada, e tô indo lá em busca de uns bois pra tirar o caminhão. – explicou Zé Queiroz.
Na hora, o tal cavaleiro, se dispôs ir até a fazenda onde se encontrava Sebastião Vieira para levar o recado:
– Não filho, deixa que eu vou até lá, senão a onça te come no meio do caminho.
Assim, depois de muita espera, o recurso chegou, o caminhão foi arrastado do atoleiro e a mudança chegou ao seu destino final, na madrugada de 10 de janeiro de 1940. Dias depois, os pais e demais irmãos também vieram de mudança para Santa Vitória.