UFU e UFTM lançam Jornal das GeoCiências do Triângulo Mineiro
Projeto faz parte do Programa Institucional de Apoio a Ações e Eventos de Extensão (Piaev)
Por: Túlio Daniel
Pesquisadores e professores dos cursos de Geografia dos campi Santa Mônica e Pontal e do curso de Geologia do Campus Monte Carmelo, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em parceria com o Museu de Minerais e Rochas da UFU e com o Museu de Paleontologia de Peirópolis da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), lançaram, nesta terça-feira (21), o Jornal das GeoCiências do Triângulo Mineiro.
Coordenado pela professora de Geografia da UFU, Kátia Gisele de Oliveira Pereira, o projeto faz parte do Programa Institucional de Apoio a Ações e Eventos de Extensão (Piaev) da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU) e busca criar um canal de divulgação científica entre a universidade e a comunidade externa. O foco do jornal é apresentar informações sobre o meio físico da Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.
—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–
O canal pretende apresentar informações em uma linguagem acessível e despertar o interesse pelo trabalho que se faz na universidade, sustentando a tríade ensino, pesquisa e extensão. Desse modo, o jornal divulgará as principais linhas de pesquisas que estão sendo desenvolvidas na região, apresentando fotos, imagens e mapas que poderão ser utilizados em salas de aula, reuniões e demais atividades.
“Para nós da universidade, esse é um canal que vem expandir essa possibilidade da extensão. Todas as áreas da universidade, as mais famosas como medicina e odontologia, já prestam um trabalho de extensão à comunidade. Outras áreas, como geociências, têm o costume de serem áreas muito específicas e, nessa pandemia, percebemos que esse conhecimento dificilmente chega até a comunidade”, explica Pereira sobre o papel do jornal na divulgação científica da área.
A periodicidade do jornal será trimestral e foram criadas redes sociais para divulgar as produções. Você pode acompanhar as atualizações pelo perfil no Instagram. Confira a primeira edição do jornal pelo link.
Com informações Portal Comunica UFU