Conselheiros do COLMEIA se reúnem para deliberar pauta sobre o início do serviço no Córrego da Ronda

Membros do Coletivo Local de Meio Ambiente/COLMEIA de Santa Vitória, se reuniram na última semana, para deliberar assuntos pertinentes ao início do serviço no Córrego da Ronda com atividades de remediação da vegetação e contenção do salopamento de encosta do canal do córrego. O encontro foi realizado na sede da Sede da ARPA/SV – seguindo todas as normas contra a propagação da (Covid-19).

No inicio da 14ª reunião, com as presenças de representantes da Emater, Escola Estadual Jose Paranaíba, Sindicato Rural de Santa Vitória, Secretaria Meio Ambiente, Secretaria da Educação, Secretaria de Governo/Comunicação Social, Endemias, Apromato, Secretaria Desenvolvimento Social, Perfil Engenharia, Secretaria Agricultura, Secretaria Desenvolvimento Econômico e Turismo, Câmara dos Vereadores e COPASA, o secretário de agricultura e coordenador do COLMEIA de Santa Vitória, Mauricio Lorena apresentou o projeto de intervenção a ser aplicado no Córrego Ronda, demonstrando a todos os participantes as autorizações do Instituto Estadual de Florestas e Instituto Mineiro de Gestão das Águas.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Pesca, Fernando Bonito elogiou os esforços de todos para conseguir realizar o serviço no córrego Ronda, e enalteceu a idoneidade da empresa Perfil Engenharia que será responsável pela serviços. Também disponibilizou a sua secretaria para somar no sucesso do empreendimento.

Os Membros do COLMEIA também ressaltaram a importância do trabalho salientou a importância da Isadora Silva Queiroz, engenheira ambiental da secretaria de Meio Ambiente e Pesca, que ficou responsável pelos trâmites do IEF e a Copasa com os trâmites do IGAM. Também relataram que os proprietários das margens do córrego Ronda, procuraram a Emater em 2019, solicitando apoio devido gravidade do problema e que agora graças os recursos financeiros do Pró Mananciais e os esforços do Colmeia, o projeto está saindo do papel.

—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE——

Segundo os proprietários rurais Adãoneli e Adãonete Aquino esse problema é antigo, ocasionando interferências na estação de tratamento de água da Copasa. Ainda destacaram a importância da sequência do serviços nos próximos anos, recuperando as margens do córrego Ronda que deságua no Ribeirão Invernada, principal fonte de água que abastece a cidade de Santa Vitória.

No final do encontro junto com os integrantes do COLMEIA, o representante da EMATER André Augusto, comentou do diagnóstico de atividades do Pró Mananciais, levantado por ele após abertura de ordem de serviço pela EMATER, na qual foi levantado ações em 10 propriedades na micro bacia do Ribeirão Invernada para identificar as necessidades de cada propriedade e falou da conscientização do produtor rural com a educação ambiental. Adilson convidou o representante da Perfil Engenharia, Julio Silva Neto, para assinatura da ordem de serviço inicial e a foto simbólica.

Também sugeriu que no encontro do Programa Pró Mananciais de 2022 seja realizada uma apresentação dos serviços.
Para encerrar o 14º encontro, João André, proprietário e represente do Apromato, evidenciou a importância dos serviços realizados em 2018 pelo Pró Mananciais destacando valorização da preservação do meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *