Secretaria de Saúde realizou atividades em alusão ao Agosto Dourado
A Secretaria de Saúde, através das Unidades Básicas de Saúde, realizou durante o mês de agosto algumas atividades (tanto de forma remota, ou seja, “on-line”, quanto de forma presencial) em alusão à Campanha Agosto Dourado, objetivando sensibilizar a população sobre a importância da amamentação.
As ações foram realizadas pelos enfermeiros da Atenção Básica, tendo como a ação principal uma palestra “on-line” ministrada pela assistente social Carina Cibele Tréz de Lima, com a participação do pediatra Saulo Simões, enfermeiros das unidades, gestantes, agentes comunitárias de saúde, puérperas, dentre outros.
O aleitamento materno é o primeiro passo para uma vida saudável, sendo capaz de reduzir em até 13% o índice de mortalidade infantil até os cinco anos de idade, ajudando a criança no desenvolvimento físico e mental.
O leite materno tem todas as vitaminas e minerais que o bebê precisa, fortalece os ossos, leva a uma melhor nutrição, reduzindo a chance de obesidade, e consolidando o sistema imunológico, eliminando os riscos de doenças ao longo da vida. E, além disso, a amamentação fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho, portanto, o mês de agosto é o mês de incentivar ainda mais essa prática natural.
—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–
A coordenadora da Atenção Primária, Renata Alves elucidou a importância de ações como essa, para a motivação e esclarecimento de um tema tão relevante. “Nós da equipe de Atenção Básica, também estamos à disposição para sanarmos dúvidas sobre a amamentação, para que as mães sintam-se mais seguras e conscientes da importância dessa fase”.
“Destacar e trabalhar as campanhas propostas pelo Ministério da Saúde, sempre foi um de nossos propósitos, pois a prevenção e conscientização sempre serão aliados indispensáveis na promoção da saúde como um todo”, concluiu o secretário Geraldo Júnior.