Hospital São José comemora 75 anos de história

Em 1913 quando este vilarejo ainda se chamava Vila Platina, surgiu a idéia da fundação de uma Santa Casa de Misericórdia, a fim de atender doentes carentes de recursos.

Esta iniciativa logo tomou corpo com uma reunião das personalidades de expressão social, no sobrado, onde funcionava a Câmara Municipal.
Esta reunião se realizou em 23 de fevereiro de 1913 com a presença do Cônego Ângelo Tardio Bruno, vigário desta paróquia e muitas outras personalidades, onde por aclamação foi eleita uma Diretoria.

Em 5 de julho de 1914 realizou-se uma outra reunião com a mesma assembléia anterior mais voluntários que apartir daquele momento somavam-se com o mesmo objetivo.

Resolveu-se que o prédio seria construído no começo da Rua do Comércio (Rua 18), zona norte, e que seu preço não poderia exceder a vinte conto de réis.

O Hospital se denominaria SANTA CASA DE VILA PLATINA e a construção foi inaugurada em 1925 pelo Agente Executivo João Martins de Andrade, sendo que ainda não funcionava por falta de equipamentos.
Em 1931 foi devidamente aparelhado e funcionou como um POSTO DE HIGIENE, dirigido pelo Médico Dr. Cid Lopes, sendo o Posto extinto em 1934.

Após 12 anos sem atividade, os Vicentinos, através da Conferência de São José, assumem a responsabilidade do Hospital, reformando radicalmente o prédio e na presença de todas autoridades do município, inaugura o HOSPITAL SÃO JOSÉ DA SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO em 22 de Agosto de 1946.

Em 28 de Novembro de 1948 foi lançado a pedra fundamental para construção do novo edifício, sendo que o mesmo foi sendo construído por etapas, começando pelo porão que, depois de pronto foi usado para dispensário dos pobres socorridos pelas Conferências da Sociedade São Vicente de Paulo.

—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE——

Em 16 de Setembro de 1971, inaugurou a construção do novo prédio, mas ainda sem condições de funcionamento por falta de mobiliários e equipamentos.

Os Vicentinos e demais responsáveis por esta construção, organizaram comissões, puseram-se a campo, trabalhando incansávelmente e em tempo recorde, conseguiram o numerário suficiente para equipar o Hospital, sendo que já em 19 de Março de 1972 encontrava-se em condições de pleno funcionamento.

A primeira Missa foi celebrada no novo Hospital pelos Padre Osvaldo Tagliari, Padre João Avi, Padre Osvaldo Caselato, com a presença de Denise P. Untura, Dr. Oscar Mendes de Lima Jr., Irmã Leonor, Dr. Jácomo Untura Filho, Maurício e Lúcio Patrão Untura, Os Vicentinos e uma multidão de fiéis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *