Agnaldo Afonso comemora 89 anos
O tapeceiro aposentado Agnaldo Afonso comemora 89 anos de vida nesta quinta-feira (19).
Paz, saúde e muitos anos de vida é o que desejam seus familiares e amigos pela data festiva.
Parabéns!
HISTÓRIA DE VIDA
No período da adolescência e mocidade, o uberlandense Agnaldo Afonso residiu em Canápolis, Centralina, novamente em Uberlândia, até que se mudou para o município de Santa Vitória, em 1962, vindo trabalhar como lavrador na Fazenda Capoeira, de propriedade de Domingos Moreira Gonçalves.
Na época, veio com a esposa Maria Lusdalma Afonso, com quem havia se casado em outubro de 1951. Da união, o casal teve quatro filhos: Divino Afonso (Garoa) e Agmar Afonso (Foguinho) e Maria das Graças e Lucimar, ambas já falecidas.
No ano de 1966, ao ouvir num programa de rádio, um anúncio sobre um curso de mágica na cidade, Seu Agnaldo se interessou pelo assunto e tratou de apressar sua inscrição. Tudo deu certo, fez o curso e recebeu o certificado e conclusão da Escola Popular de Arte e Cultura. Na época, chegou a ganhar um “dinheirinho” em apresentações pela região.
Já no ano de 1972, preocupado em oferecer estudo aos filhos, Seu Agnaldo deixou os afazeres na roça e veio de mudança para a cidade.
Para garantir o sustento da família, exerceu o serviço de servente de pedreiro, até que conseguiu montar uma tapeçaria, à monda antiga, confeccionando colchões de capim. Diga-se de passagem, exercia a profissão com grande habilidade
Com o passar dos anos, Seu Agnaldo foi aperfeiçoando o serviço e passou a consertar e a reformar sofás e estofamentos em geral, proporcionando um serviço de ótimo acabamento.
Seu Agnaldo dedicou seus serviços à tapeçaria por quase 50 anos, profissão que exerceu com muito bom gosto. Hoje, como não gosta de ficar parado, ainda fez serviços de reparos de cadeira de fio.