Atuação de funcionários manteve produção de hortaliças da Horta Municipal após geadas
Neste ano de 2021, Santa Vitória foi atingida por duas geadas, em 1º e 20 de julho, respectivamente. A geada é a formação de uma camada de cristais de gelo sobre plantas ou outras superfícies devido à queda de temperatura.
Na Horta Municipal, mantida pela Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, nas duas oportunidades de geadas as hortaliças amanheceram congeladas.
Ante a situação, com intuito de minimizar os danos, houve uma ação conjunta dos funcionários que, antes do amanhecer, procederam a irrigação por aspersão das hortaliças, em sua totalidade.
—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–
Segundo o secretário Maurício Martins Lorena Filho, a água funciona como uma camada protetora da lavoura.
“Se no momento exato da ocorrência da geada, as plantas estiverem molhadas, a energia que seria gasta para congelar a folha, é gasta congelando a água que está sobre ela, garantindo sua proteção”, explicou.
Maurício Lorena aproveitou para agradecer a colaboração e empenho dos funcionários que atuaram para salvar as hortaliças.
A Horta Municipal é um grande projeto social que atende as famílias assistidas pelo CRAS, AVCC de Santa Vitória, Lar do Idoso Dionísio de Souza Santos e Pronto Atendimento Jerônimo Teodoro.