Incêndio atinge área de APP e pastagem próxima ao Córrego Ronda
Foto: Edilson Batista de Aguiar
Na tarde de quarta-feira (21), aconteceu um incêndio de grandes proporções em uma área próxima ao Córrego Ronda e Estação de Tratamento de Água da Copasa, zona rural de Santa Vitória. As chamas e fumaça puderam ser vistas a quilômetros da cidade.
Segundo informações, o fogo teria começado num canavial nas proximidades. Depois, atravessou para a Área de Preservação Permanente, tendo avançado sobre as pindaíbas e atingido pastagens nas proximidades, que foram bastante ressecados pelas geadas que caíram recentemente na localidade.
Não se sabe ao certo quanto hectares foram devastados pelo fogo, mas para contê-lo, foi necessário um trabalho em equipe.
Além da ação de brigadistas e caminhões-pipas da usina SVAA para contenção do fogo, foram utilizados dois caminhões-pipas e uma motoniveladora cedidos pela Prefeitura de Santa Vitória, através das secretarias municipais de Obras e Serviços Urbanos e Transportes e Serviços Rurais. Dois produtores da região também auxiliaram na ação, cedendo tratores com lâminas para construção de aceiros nas proximidades.
CÓRREGO RONDA
O Córrego Ronda é um dos afluentes do Córrego da Invernada.
Dizem que leva o referido nome por que as pessoas “rondam” muito pelas imediações.