Secretaria de Meio Ambiente e Pesca inicia colheita de açafrão no horto municipal para produção de remédios caseiros e de novas mudas
A equipe de servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca está trabalhando a todo vapor na colheita do açafrão e na produção de novas mudas para atender a grande procura pela planta que, provavelmente é o suplemento nutricional mais completo que existe. Muitos estudos de alta qualidade e rigor demonstram os seus benefícios para o corpo e para o cérebro.
Em Santa Vitória, o estudioso de plantas medicinais e servidor público municipal que integra a Secretaria de Meio Ambiente e Pesca, Mariozan de Freitas, disse que o açafrão é conhecido pelas suas propriedades medicinais, graças à curcumina, nome do pigmento presente nele e que tem ações antioxidante e anti-inflamatória. Também é amplamente utilizada como condimento na culinária e ainda pode ser utilizado como um corante natural de tecidos.
O secretário Fernando Bonito explicou que a população santa-vitoriense está se envolvendo cada vez mais com o plantio das mudas de plantas medicinais, ornamentais, aromáticas. Deste modo, a produção das novas mudas de plantas, como as do açafrão é fundamental para à continuidade e expansão de produção dos remédios caseiros produzidas pelo raizeiro, Mariozan de Freitas.
“Agradeço a parceria da minha equipe e da população pela troca de experiências e doações de sementes e mudas de plantas para o horto municipal”, disse Fernando Bonito.