Veja o que dizem o CONASS e CONASEMS sobre as doses da vacina AstraZeneca que teriam sido aplicadas fora da validade

O esclarecimento do Conass e Conasems vem em resposta ao levantamento feito pelo Jornal Folha de S. Paulo com base em dados do Ministério da Saúde, apontando que milhares de doses vencidas da vacina AstraZeneca contra a Covid-19 foram aplicadas em postos de vacinação em todo o País.

Sobre o assunto, o Ministério da Saúde informou ontem (2), em Brasília, que nenhuma dose vencida de vacina contra a covid-19 é repassada aos estados e ao Distrito Federal. A pasta acrescentou que o prazo de validade dos imunizantes é rigorosamente acompanhado desde o recebimento até a distribuição. 

Nota Conjunta Conass e Conasems: aplicação de doses vencidas da AstraZeneca/Fiocruz

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) vêm a público esclarecer que:

– Todos os casos sobre aplicação de doses contra a Covid-19 fora do prazo de validade serão investigados;

– Não está descartado erro do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, que desde o início da Campanha de Vacinação apresenta instabilidade no registro dos dados;

– O número de casos identificados corresponde a 0,0026% de todas as doses aplicadas no País, sendo necessárias ponderação e investigação quanto à aplicação das doses e preenchimento das informações;

– A ação de Estados e Municípios visa dar rápida resposta à sociedade brasileira;
Por fim, ressaltamos que todos os profissionais destacados pelos municípios para aplicação das vacinas adotam as boas práticas de vacinação, dentre as quais, a checagem do prazo de validade.

Confira a nota na íntegra.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *