Presídio de São Simão (GO) pode ser desativado
Familiares protestaram hoje na porta da Prefeitura e se reuniram com o prefeito da cidade.
Com informações Olha Goiás
O presídio de São Simão pode ser desativado e os reeducando transferidos para outras unidade prisionais do estado. Os detentos receberam esta informação hoje e juntamente com familiares ficaram preocupados. Amigos e parentes foram para a porta da Prefeitura protestar. Hoje no início da noite, o jornal Olha Goiás recebeu mensagens de vários familiares solicitando ajuda.
Ao todo são cerca de 155 detentos na unidade, de São Simão e os que também vieram de Paranaiguara, onde outro presídio foi desativado (virou unidade feminina).
Foi realizada uma reunião com o prefeito Assis Peixoto esta tarde para apresentar a situação e solicitar apoio. O advogado Jorge Ferraz, que representa vários reeducandos da unidade nos informou que essa ação de fechamento de presídios tem sido realizada em várias unidade do estado. Destacou ainda que nem ele e nem a própria prefeitura tinha sido informados sobre o caso. “O diretor do presídio que está hospitalizado não foi informado. A transferência deve ser feita para as cidades de Rio Verde, Quirinópolis, Anápolis e Jataí”, disse o advogado.
Ainda segundo o advogado, amanhã ele e o prefeito virão à Rio Verde para uma reunião às 16h com o diretor da Regional Adriano Pereira (coordenador regional da DGAP). O objetivo é tomar “pé” da situação. “Essas transferências não são boas. Aqui temos um presidio tranquilo e para onde podem ser levados não são assim. Eu conversei com os detentos e pedi calma a eles”, destacou Jorge.
Entramos em contato com o prefeito Assis Peixoto que disse que poderia falar amanhã. Nós não conseguimos fazer contato dom a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária que ainda não nos respondeu.