Serviços odontológicos oferecidos pela Prefeitura garantem Saúde Bucal da população
Em Santa Vitória, a Saúde Bucal da população de todas as idades vem recebendo atenção e cuidados especiais na atual Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e Coordenação em Saúde Bucal. A maior prova disso é o número de atendimentos odontológicos realizados, mesmo com a pandemia, em 2020, que ultrapassou a marca dos 4.200, sendo 8.313 procedimentos – uma conquista que está ajudando muita gente a ter um sorriso mais bonito e principalmente mais saudável. Neste ano, até maio, foram 1.239 atendimentos e 2.263 procedimentos.
Para a prestação do serviço, a Saúde Bucal de Santa Vitória conta com uma equipe de multiprofissionais, sendo seis cirurgiões-dentistas, um cirurgião-dentista protesista, uma especialista em Endodontia, três técnicos em Saúde Bucal, sete auxiliares em Saúde Bucal, uma assistente, uma recepcionista e uma em serviços gerais, além do coordenador em Saúde Bucal.
Os atendimentos, por exemplo, são realizados nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF), onde são feitas avaliações e tratamentos de primeiro grau. Devido a pandemia de Covid-19, “no momento estão sendo feitos somente atendimentos de urgência e emergência”. Já no Centro Odontológico, localizado na Avenida Genésio Franco de Moraes, 915, são proporcionados os serviços de Endodontia e confecção de próteses dentária.
Conforme a onda (pandemia) em que se situa o Município, os serviços podem ser ampliados ou restritos. Além desta estrutura disponível na Rede Municipal de Saúde, as escolas municipais e estaduais (quando em período letivo presencial), creches e CEMEIs também contam com atendimentos odontológicos aos alunos, onde são feitas escovações, aplicação de flúor (uma vez ao ano) e evidenciação de placa (de seis em seis meses).
—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–
De acordo com o coordenador em Saúde Bucal Félix Maia da Silva, os resultados positivos alcançados pela Prefeitura são frutos de um serviço prestado de maneira integrada, que atua em várias frentes, desde a prevenção, procedimentos curativos (na área da Atenção Primária), próteses, além de tratamentos endodônticos (canal de alguns dentes). Quando essa pandemia permitir, voltaremos com todos os serviços, destaca o coordenador.
O secretário Geraldo Júnior fez questão de destacar o trabalho das equipes da Saúde Bucal que atuam nas diversas unidades espalhadas pelo Município.
“Temos muito a parabenizar toda a equipe da Saúde Bucal, que tem se esforçado diariamente para levar o melhor para nossa população, principalmente neste período de pandemia, em que tudo ficou mais complicado”, finalizou o secretário.