Agentes de combate às Endemias intensificam controle da dengue no distrito de Chaveslândia
Uma das ações que o Departamento de Endemias da Secretaria de Saúde de Santa Vitória realiza, consiste na aplicação de um inseticida para matar o mosquito Aedes aegypti.
Durante a semana os agentes estiveram no distrito de Chaveslândia para atender algumas notificações, com um equipamento novo, chamado Aerosystem, reforçando o combate à dengue na comunidade.
Através desse trabalho, as fêmeas do mosquito Aedes aegypti, que se alojam dentro de casa, embaixo de mesas, atrás de cortinas e em demais locais, são eliminadas pelo inseticida liberado pelo aerosystem. Para isso, os moradores são orientados a deixar os imóveis e só retornar meia hora após o final da aplicação.
“As notificações começaram a subir, o índice de infestação pelo mosquito Aedes está alto. Nosso trabalho consiste em orientar, buscar a conscientização da população e, sobretudo, combater o mosquito em diversos lugares do município. Em visita domiciliar, os agentes utilizam o aparelho para aplicar a substância nos cômodos das residências. Estamos fazendo a aplicação do inseticida, porém mantendo todas as demais ações de prevenção. Pedimos a toda população, que não deixem água parada em recipientes propícios à proliferação de mosquitos”, destacou a diretora de Vigilância em Saúde, Daniele Goulart.
“Essa é mais uma, das inúmeras ações desenvolvidas pelo departamento de Endemias na luta contra o mosquito da dengue. Gostaria de parabenizar e agradecer todos os funcionários desse importante setor, de maneira especial, os Agentes Comunitários de Endemias, que atuam como bravos guerreiros, enfrentando no dia a dia, várias situações hostis, onde por muitas vezes, contraem as doenças as quais combatem. É um trabalho árduo, exaustivo, mas muito nobre”, concluiu o secretário Geraldo Júnior.