Há 51 anos, Jerônimo Teodoro assumia o cargo de prefeito de Santa Vitória

Em três de maio de 1970, o vice-prefeito Jerônimo Teodoro (o de mecha branca nos cabelos) tomava posse como prefeito de Santa Vitória. Na foto ainda aparecem Salustiano Morais (de pé), José Francisco Muniz e o vereador Brancão.

Com vacância do cargo de prefeito de Santa Vitória, em consequência do falecimento do prefeito José Franco de Gouveia, ocorrida em 1º de maio de 1970, coube ao vice-prefeito Jerônimo Teodoro assumir a função. A posse ocorreu em três de maio de 1970.

JERÔNIMO TEODORO

Filho de Teodoro Pedro da Silva e Maria Silveira de Lima, nasceu em 20 de maio de 1930, numa família com mais de 20 irmãos, que se estabeleceu na cabeceira do Córrego da Invernada, onde foi criado em meio às atividades pecuária e agrícola.

Permaneceu exercendo atividade agrícola com o pai, principalmente plantando lavouras de arroz e milho e dedicando-se à criação de gado até o início da década de 50. Casou-se com Clarinda Cândida de Jesus em 1953. Desse casamento nasceram 04 filhos, Gilberto, Gilceleida, Gilsonero e Gilceli Queiroz da Silva.

Espírito ousado e empreendedor, deparando com a dificuldade de transporte existente naquela época, necessária ao escoamento da produção de grãos produzidos tanto em suas propriedades, quanto em outras da região, adquiriu caminhões e tratores para otimizar essa produção e o respectivo transporte para outros centros consumidores.

—–COTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–

Foi pioneiro, juntamente com outros produtores, abrindo a possibilidade de expansão das atividades agrícolas da região, atraindo oportunidades de emprego de mão de obra de trabalhadores, escassa àquele tempo, que quisessem migrar para o triângulo mineiro e trabalhar nas lavouras da região, o que permitiu um grande desenvolvimento na produção de grãos, sendo mais tarde o Município reconhecido como o Vale da Alimentação.

Na década de 1960, demonstrando mais uma vez seu caráter empreendedor, passou a residir na cidade de Santa Vitória e construiu armazéns destinados a estocar os produtos agrícolas produzidos, além de estocar produtos adquiridos de outros produtores, tornando-se também um próspero comerciante.

Montou ainda uma indústria beneficiadora de arroz, a Cerealista Santa Vitória, e ampliou a frota de caminhões para transportar o arroz beneficiado em Santa Vitória para a capital do Estado de São Paulo, atividade essa, que perdurou até o início da década de 1970, proporcionando assim geração de renda e oportunidade trabalho que contribuiu para a expansão de negócios na região, sempre preocupado com o desenvolvimento local.

Participante ativo dos movimentos políticos da cidade, com o desmembramento do Município de Santa Vitória em 1948 e com a expansão ocorrida nas décadas de 1950 e 1960, teve uma atuação política marcante, se elegendo vereador por diversas vezes, chegando a presidente da Câmara de Vereadores.

Ao final da década de 60, tendo atingido expressão política relevante, foi eleito Vice-Prefeito de Santa Vitória em chapa composta com o também reconhecido político local, Zezeca Franco. Com o falecimento inesperado do então prefeito, Jerônimo Teodoro foi empossado como prefeito de Santa Vitória, cargo exercido até início da década de 1970.

Sua atuação política e de postura visionaria do futuro foi marcante e decisiva para o desenvolvimento da sua cidade, a exemplo de sua participação no Terceiro Encontro Estadual dos Municípios Mineiros para discussão dos critérios para a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios, ocorrido em Belo Horizonte em 14 de junho de 1970.

Outro exemplo de sua dedicação aos interesses do desenvolvimento do município recém criado, se deu com a gestão conjunta com seus companheiros junto à Central Elétrica de Minas Gerais para eletrificação da cidade, o que se deu com a inauguração de uma usina geradora de eletricidade a diesel, em 1969, evento que contou com a presença de diversas autoridades do estado, tais como os ilustres deputados Rondon Pacheco, Homero Santos, dentre outros.

A construção da nova sede da Prefeitura de Santa Vitória, inclusive para abrigar a Câmara de Vereadores da cidade, foi iniciada pelo prefeito Zezeca Franco e concluída por Jerônimo Teodoro.

Foi um dos fundadores e presidente do Lions Clube de Santa Vitória.

Lamentavelmente, após deixar o cargo de prefeito de Santa Vitória, veio a falecer em março de 1972, pouco antes de completar 42 anos, devido a um trágico acidente, deixando esposa e quatro filhos. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *