Por que o Dia do Trabalhador é comemorado em 1º de maio?
Hoje, dia 1º de maio, é uma data importante porque nela é prestada homenagem aos trabalhadores, os que fazem a grandeza de seu país, que garantem a vida de sua família.
Mas, afinal, você sabe por que se comemora o Dia do Trabalho em 1º de maio?
Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador, comemorado no dia 1º de maio, é uma data para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história.
A data foi estabelecida em 1889 pela Segunda Internacional Socialista, um congresso realizado em Paris que reuniu os principais partidos socialistas e sindicatos de toda Europa.
Ao escolher 1º de maio como Dia do Trabalho, os participantes desse encontro prestaram uma homenagem aos operários e a uma greve ocorrida na cidade de Chicago (EUA) no ano de 1886. A data foi marcada pela reunião de milhares de trabalhadores que reivindicavam a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.
No Brasil, a data foi consolidada em 1924. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nessa data. Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles.
Parabéns a todos os trabalhadores!