HISTÓRIA: Há 51 anos morria Zezeca Franco, prefeito de Santa Vitória
Em 1º de maio de 1970, falecia o prefeito de Santa Vitória, José Franco de Gouveia, no auge de seus 39 anos (nasceu em 26/09/1931), em consequência de problemas de saúde.
Zezeca Franco, como era conhecido, iniciou sua vida política em 1966, foi vereador e apontado como candidato único a prefeito em 1967.
Homem singular no cenário político-administrativo daquela época, conseguiu para a cidade muitos benefícios; no seu mandato foi criado a Bandeira de Santa Vitória, além de ter sido o doador dos terrenos do Santa Vitória Clube e do Campo do Vila Nova, levou consigo a expressão “Anjo de todos”, inclusive dos adversários políticos.
Detestava gastar dinheiro público, conhecia o Município e sabia das dificuldades de comunicação, foi o mentor por interligar o Município com estradas, sobre tudo a chamada São Paulo – Cuiabá, contudo tinha prioridade na criação e manutenção de estradas, mata-burros e pontes rurais. Adquiriu maquinários para atender aos serviços de estradas municipais.
Amigo da educação, foi criador da Biblioteca Municipal, hoje contando com um dos melhores acervos de cidade interiorana.
—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–
Também almejou e iniciou a construção do Prédio da Prefeitura de Santa Vitória, batizado posteriormente com seu nome – Edifício Zezeca Franco de Gouveia, além de ampliar a rede escolar na zona rural. Foi também o criador da Escola Normal anexa ao Colégio Estadual “Prefeito José Franco de Gouveia”, em 1968, através de convênio entre a Prefeitura e Estado, oportunidade em que começou a funcionar o Curso Normal.
Apesar da sua curta passagem pela vida política foi um exemplo em prol da comunidade, pelo excelente trabalho desempenhado.
Zezeca Franco era casado com Nubian Morais, filha de Orlando Franzão e Iraci Morais, e deixou quatro filhas: Madalena, Marta, Adriana e Andréa.