Minas Gerais investiga 150 casos suspeitos de reinfecção pela Covid-19

Dez novas notificações foram realizadas nos últimos sete dias

Com informações O Tempo

Minas Gerais apura 150 casos suspeitos de reinfecção pela Covid-19. Nos últimos sete dias, foram 10 novas notificações, informou a Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta terça-feira (27). Até o momento, um caso de segunda contaminação na mesma pessoa foi confirmado no território.

Dos casos em investigação, três foram encaminhados para sequenciamento genômico.  Os demais, conforme explicou a SES, estão “em monitoramento quanto à viabilidade técnica para sequenciamento genômico”. 

Desde o início da pandemia, 156 notificações de reinfecção foram descartadas por terem resultados inconclusivos devido, entre outros motivos, apresentarem conservação inadequada ou carga viral insuficiente. 

Nenhuma morte foi comunicada ao Estado.

Perfil

Dos casos em investigação, 27,2% das vítimas têm entre 30 e 39 anos. Outros 17,8% estão na faixa etária de 40 a 49 anos. O levantamento da SES ainda revela que há casos suspeitos entre bebês menores de um ano, e crianças e adolescentes entre 1 e 19 anos. 61% são mulheres.

O único caso confirmado até o momento é de um médico morador de Sabará, na região metropolitana de BH. Dos casos em apuração, 57 são residentes da capital mineira. 

Protocolo

Conforme a SES, são considerados “casos suspeitos de reinfecção aqueles em que a pessoa apresentou novo quadro clínico em período acima de 90 dias do primeiro episódio confirmado laboratorialmente”, explicou a pasta.

Depois é realizado o sequenciamento genético do material. A possibilidade de se infectar mais de uma vez pelo novo coronavírus vem sendo objeto de estudos ao redor do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *