Dia do Goleiro é celebrado nesta segunda-feira

O mais solitário dos jogadores de futebol dentro de campo, o goleiro, tem um dia dedicado à posição: 26 de abril. A data é uma homenagem ao nascimento de Hailton Corrêa de Arruda, o lendário Manga. O ex-jogador completa hoje 84 anos e vive no Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro, onde brilhou por anos no Botafogo (1959/1968) vindo do Sport de Recife. Também teve passagem marcante pelo Internacional-RS (1974/1976).

Em Santa Vitória, o futebol surgiu em 1943, sendo o primeiro goleiro chamado de Sebastião Alonso. A partir daí, brilharam os goleiros Donozor e Borracha.

Logo surgiram outros célebres goleiros: Marcos Nunes, Getúlio, Nenê J. Melo, Zé Carlos Pé Quebrado, Barba, Aires, Hildo, Nêgo, Fiíco, Chico Lamparina, Amado, Loló, Marreco, Luciano do Kalu, Ademir, Dedé, Traíra, Eduardo Fajardo, Fausto Gouveia, Neném, Henrique Furico, Divino, Rone Marquinho, Alceno, Carvão, Weliton Doido, Flávio Lamparina, Fancarlos, Marrequinho, Paulo Henrique, Lucas Luís, Jonatas, Edvan e tantos outros.

Os goleiros geralmente entram primeiro em campo (ou na quadra) e saem por último. A vida deles não é fácil e merece o nosso reconhecimento.

Parabéns a todos os goleiros!

Chico Lamparina e Flávio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *