HISTÓRIA: Moacir Marchiori passou de avião por baixo da ponte do Canal de São Simão
O lendário aviador Moacir Marchiori marcou história em Ituiutaba e região. Foi um homem de fibra, de coragem, destemido, que num gesto de coragem, salvou um morador, por nome José Dias, que estava preso em cima de um pé de angico, no meio de uma ilha, na localidade do Salto, no Rio da Prata, por ocasião de uma grande enchente ocorrida em 1958. Usou para o resgate uma canoa a motor.
“Ele, sozinho, era o Corpo de Bombeiros de Ituiutaba e região”, exalta a filha Mailan Marchiori.
As atitudes ousadas e destemidas do Moacir Marchiori elevaram-no à condição de ídolo de sua geração, principalmente pilotando seu avião Teco Teco. Eram comuns as façanhas audaciosas pilotando avião.
Muitas vezes, surpreendeu a população com acrobacias aéreas e, em várias ocasiões, mergulhou perigosamente a aeronave sob a antiga ponte do Rio Paranaíba, que ligava Chaveslândia ao Canal de São Simão (GO), inaugurada em 1961 e hoje submersa.
A cena hollywoodiana era indescritível, um grande suspense, mas que no final acabava por provocar uma espécie de catarse na multidão, que aplaudia o seu herói.
Moacir Marchiori morreu em 20 de fevereiro de 1976, aos 48 anos, após acidente de avião em uma fazenda próxima ao Rio da Prata.
O piloto lendário viveu intensamente e deixou muitas histórias que, até hoje, são contadas com muito carinho pelas pessoas que o conheceu.