HISTÓRIA: Há 60 anos era inaugurado em Santa Vitória o Clube Lago Azul
Em 11 de abril de 1961, foi inaugurado em Santa Vitória o Clube Lago Azul, que ficava nas proximidades de um lago formado pelas águas represadas do Córrego do Boi, nas imediações da Avenida Minas Gerais com a Rua Capitão Nico.
À beira do lago, bem arenoso, onde foram construídas quadras de vôlei de peteca, era de livre acesso ao público. Já o acesso à sede social do clube – onde eram realizados bailes e eventos diversos – era restrita aos associados.
O santa-vitoriense Pascoal Nunes, hoje residente em Arapoti (PR) recorda da época.
“Lembro-me de ficar lá fora observando aquele pessoal, casais chegando com seus melhores ternos de linho e mulheres com saias plissadas e cabelos arranjados com laquê, e eu ouvindo músicas de Paul Mauriat, Franck Pourcel, Billy Vaughn e Nini Rosso. Pra mim, aquilo era como um sonho hollywoodiano”, enfatizou.
Por vários anos o espaço foi um símbolo na cidade, que reunia os jovens aos finais de semana em torno de muita diversão, como também para a pesca.
O santa-vitoriense Marcos Nunes, que hoje reside em Vacaria (RS) também recorda os lazeres proporcionados no entorno do lago.
“Este lago, antes do clube, era a atração da garotada, no sentido de natação, pescaria, navegar de canoas e jangadas, feitas artesanalmente de diversos materiais. A maioria dos garotos daquela época, aprenderam a nadar ali. Foi uma época de muita amizade, divertimento e lazer para todos”, destacou.
—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–
O clube foi dissolvido em meados de 1973, por ocasião da inauguração do Laticínio Catupiry, que passou a lançar os dejetos (soro) no leito do córrego.
Com a poluição das águas, além da chegada dos sanguessugas, ficou impossibilitado o uso do lago pela comunidade. Posteriormente, vieram a construção de casas e mais dejetos foram jogados no leito do córrego, com a construção das redes de esgoto na cidade. A sede ficou abandonada até à sua dissolução.
O Clube Lago Azul fez parte de uma época que marcou muita gente em Santa Vitória.
Esse clube foi fantástico para a toda uma juventude que vivenciou a década de 1960.