Em meio à pandemia de Covid-19, dengue também é preocupação em Santa Vitória
Além da Covid-19, pandemia que vem assombrando a população de Santa Vitória desde o ano passado, a dengue não perdeu espaço.
Segundo a Vigilância Epidemiológica de Santa Vitória, as notificações de casos suspeitos de dengue tiveram um aumento significativo nos três primeiros meses deste ano. Só no período de seis a 31 de março, foram registrados mais de 297 notificações de casos de dengue, sendo três para zika.
Em Santa Vitória, as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, chikungunya e zika não param. Diariamente, agentes de Endemias no combate à dengue realizam visitas domiciliares nos bairros da cidade e distritos.
Uma das medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde, quando há notificação de casos suspeitos de dengue, numa determinada região da cidade, é feita a aplicação especial de inseticida, bloqueio vetorial, com utilização de bomba costal motorizada, que consegue acessar locais onde os mosquitos estejam em repouso.
Nestes casos, a aplicação do inseticida se dá de acordo com a demanda de notificação recebida. O veículo fumacê complementa estas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.
No começo de março deste ano, por exemplo, o veículo responsável pelo fumacê começou a circular nos bairros Caiapó e Centro. Conforme o último levantamento feito no mês de janeiro, pela equipe do Controle de Endemias, esses foram os bairros com maiores índices de infestação do mosquito, uma porcentagem de 12,1%, deixando as autoridades em alerta, e, sendo um dos critérios para a cessão do veículo fumacê ao Município, por parte da Secretaria de Estado de Saúde.
Ainda, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Endemias, realizou em janeiro um mutirão de combate à dengue nos bairros São João e Dom Alexandre. A ação envolveu alguns dos agentes de combate a Endemias, colaboradores da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos e a população santa-vitoriense. A mesma ação foi realizada recentemente nos bairros Caiapó e Centro.
A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância em Saúde, continuará com os trabalhos de intensificação do combate ao mosquito Aedes aegypti, mas pede a colaboração por parte da população, tomando os cuidados necessários. Também, que recebam em suas casas os agentes de combate a Endemias, que são devidamente identificados e uniformizados.
—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–
Cuidados dentro de casas e apartamentos
– Tampe os tonéis e caixas d’água;
– Mantenha as calhas sempre limpas;
– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
– Mantenha lixeiras bem tampadas;
– Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
– Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
– Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.
Área externa de casas e condomínios
– Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;
– Limpe ralos e canaletas externas;
– Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;
– Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;
– Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.