UFU faz estudo para identificar o perfil de contaminação pela Covid-19 em Ituiutaba
Pesquisa é realizada junto com a Vigilância Epidemiológica e a Secretária Municipal de Saúde. Até o momento, Centro foi identificado como o bairro com o maior número de casos confirmados.
Com informações G1
Uma equipe de dois professores e três mestrandos egressos do campus Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Ituiutaba, analisa qual o perfil da contaminação pelo coronavírus na cidade. De acordo com o levantamento, até o momento, foi identificado que o bairro com o maior número de casos confirmados de Covid-19 é o Centro.
O estudo é realizado junto com a Vigilância Epidemiológica e a Secretária de Saúde do município. A partir do mês de março, os pesquisadores analisaram prontuários médicos de 20.282 pacientes com suspeita de Covid-19 atendidos nas redes pública e privada nos últimos 11 meses. Assim, puderam separar os casos por bairro, gênero, idade e outras variáveis.
“Todas as variáveis estão sendo analisadas e os resultados estão sendo repassados à Secretaria Regional de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde a partir do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e posteriormente serão apresentados à população”, explicou o coordenador do trabalho e docente do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (Icenp) da UFU, Alexandre Azenha Alves de Rezende.
—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE——
Com 832 casos confirmados, o Centro é o bairro de Ituiutaba com o maior número; deste total, 454 são mulheres, 376 são homens e outros dois não declarados. Em seguida, estão os bairros Lagoa Azul e Setor Norte, com 207 e 201 casos, respectivamente.
A pesquisa ainda conta com participação de membros do curso de Ciências Biológicas do campus Pontal. A lista completa com os detalhes de cada um dos bairros está disponível no site da UFU.