Santa Vitória completa um ano de enfrentamento à Covid-19

Nesta terça-feira, dia 16 de março, completa um ano da adoção das primeiras medidas de enfrentamento à pandemia de Covid-19 em Santa Vitória, tais como a suspensão das aulas em toda a rede municipal de ensino, suspensão de eventos públicos, etc. Outros decretos viriam depois, com destaque para a flexibilização das atividades comerciais.

O primeiro caso positivo de coronavírus (Covid-19) em Santa Vitória foi confirmado em maio. Já o primeiro óbito por Covid-19 ocorreria em 16 de julho.

Por fim, os resultados das medidas restritivas implementadas em Santa Vitória viriam nos meses de outubro e novembro, com a redução dos casos de infecção por coronavírus.

Mas logo vieram as festividades de Natal e Ano Novo, com visitas de parentes em Santa Vitória. Outros viajaram de férias para várias regiões do país.

Todo esse vai e vem de festas e viagens, que inclui ainda o feriado de Carnaval, resultou no aumento de casos positivos de coronavírus no Município, inclusive com novos óbitos, dentre eles o do médico e ex-prefeito Lourival Domingues Franco, ocorrido em 25 de janeiro deste ano, causando grande comoção em Santa Vitória.

Em meio ao aumento dos novos casos e óbitos por coronavírus, Santa Vitória iniciava a vacinação contra a Covid-19.

Em fevereiro, veio o decreto mais rígido, com a implantação da Lei Seca e do fechamento do caminhódromo, até chegarmos na ‘Onda Roxa’ do programa Minas Consciente, com o toque de recolher.

Nesse primeiro ano de pandemia de Covid-19, viu-se claramente que as medidas de enfrentamento tiveram a compreensão de uns, mas também desagradou a muitos.

—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–

Descontentamento à parte, o destaque positivo no enfrentamento à pandemia de Covid-19 ficou por conta da iniciativa da criação de leitos clínicos no Pronto Atendimento Municipal Jerônimo Teodoro, para tratamento de paciente com coronavírus foi um dos maiores feitos em Santa Vitória. O trabalho equipe que atuou na linha de frente ao combate ao coronavírus também merece destaque.

Para o médico e diretor Sérgio Moreira de Oliveira Junior, ao longo da pandemia de Covid-19, por conta das medidas restritivas no implantadas no Município, Santa Vitória não teve estrangulamento do sistema de saúde até o presente momento.

“Nós estamos numa situação melhor do que muitos municípios. Por exemplo, a taxa de mortalidade e de letalidade em Santa Vitória ficou bem abaixo das taxas encontradas nos municípios da região, tanto em municípios do mesmo tamanho que o nosso, quanto em municípios maiores e até em municípios menores que o nosso”, enfatizou o médico.

Nessa crise atual, Santa Vitória chegou a ter mais de 250 casos ativos da doença, mas com poucas internações. Agora, a partir das novas restrições, houve redução acentuada de casos ativos (hoje com 31), mas com muitas internações.

Segundo Sérgio Moreira, o aumento de pacientes internados reflete o período em que tivemos muitos pacientes positivos, mas demoram um pouco para a doença manifestar.

“Mesmo tendo muitos pacientes internados com Covid-19, nós temos como conduzir esse volume de pacientes, mas não fossem as últimas medidas de controle, hoje poderíamos ter mais de vinte pacientes internados”, ressaltou.

O médico destacou ainda que a atitude de sempre antever o problema, de reagir antes da bomba explodir, é o que tem feito os bons resultados no enfrentamento à pandemia de Covid-19 em Santa Vitória.
No boletim de segunda-feira (16), Santa Vitória chegou a 911 casos confirmados de coronavírus, 866 curados da enfermidade, 31 casos ativos e 12 óbitos por coronavírus.

Lembtem-se: higienização das mãos com álcool em gel ou líquido, uso de máscaras e distanciamento social ainda são a melhor forma de prevenção à Covid-19.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *