Hoje é comemorado o Dia Internacional da Mulher
Hoje, dia 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher e, para celebrar esta data especial, o Correio de Santa Vitória homenageia a catadora de recicláveis Maria Aparecida Alves Souza Bernardino, de 58 anos.
Há três anos na profissão, Maria Aparecida levanta cedinho e, sempre de bom astral, percorre quilômetros pela cidade, catando latinhas, garrafas pet e materiais plásticos dos mais diversos.
Segundo a catadora, o lucro médio obtido por mês é de um salário mínimo, o que ajuda no sustento da família.
Apesar das dificuldades, por ser um trabalho muito cansativo, ela afirma ter muito orgulho da profissão que exerce.
E Maria Aparecida tem razão de se orgulhar da profissão, pois, catar recicláveis, é um trabalho que não só ajuda na proteção ao meio ambiente e limpeza das cidades em geral (impactando também na geração de empregos) como sustenta famílias inteiras, reciclando latas e plásticos e transformando-na em sobrevivência, dignidade, afirmação e luta.
Como em qualquer outra profissão, em especial entre as mulheres mais pobres, o trabalho dessas lutadoras não se encerra necessariamente quando o expediente termina – além de trabalharem na coleta, triagem e reciclagem, muitas ainda precisam exercer o papel de mãe e, muitas vezes sozinhas, cuidarem dos filhos e da casa.
Em nome da guerreira Maria Aparecida, nossa homenagem a todas as mulheres pelo seu dia especial. Vocês são símbolos de amor, força e determinação e merecem amor, respeito e reconhecimento pelo importante papel que exercem na sociedade.