Covid-19: Prefeitura de Uberlândia confirma presença de duas variantes do coronavírus na cidade
Segundo anunciado, variantes brasileira e britânica foram encontradas em 48 amostras colhidas no município. Em fevereiro, o assessor da rede de urgência e emergência, Clauber Lourenço, já havia dito em rede social sobre esta possibilidade, que chegou a ser confirmada por meio de nota e depois descartada pela Administração
Com informações G1 Triângulo e Alto Paranaíba
A Prefeitura de Uberlândia confirmou nesta sexta-feira (5) a circulação de duas variantes do coronavírus na cidade. O anúncio foi feito pelo prefeito Odelmo Leão (PP) e pelo secretário de Saúde, Gladstone Rodrigues, durante coletiva de imprensa.
De acordo com o Gladstone, a variante brasileira do vírus, descoberta inicialmente em Manaus, e a variante britânica foram encontradas em 48 amostras colhidas no município. A confirmação foi feita por estudo elaborado pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
“Precisamos reiterar que as pessoas devem fazer a sua parte, pois essa onda é muito pior que a primeira registrada em 2020”, afirmou o secretário.
Em fevereiro, a Secretaria de Saúde já havia anunciado que a variante brasileira já circulava na cidade. No mesmo mês, o Município chegou a confirmar a presença da variante, mas voltou atrás.
Também presente na coletiva, mas de forma virtual, o infectologista Marcelo Simão enfatizou a gravidade da situação e a necessidade da população seguir as medidas determinadas pela Prefeitura.
“Essa era a nossa suspeita já a algumas semanas. Era notório que a sobrecarga no sistema de saúde não podia ser só justificada por aglomerações clandestinas e agora conseguimos confirmar a presença das variantes. Se todos seguirmos as orientações, em duas semanas começaremos a sentir o reflexo do isolamento”, disse Simão.