Há 80 anos a Família Nunes da Costa chegava em Santa Vitória

O ano de 1941 marcou a chegada do casal campina-verdense Lázaro Nunes Ferreira e Dona Maria Emília da Costa, que vieram de carro de boi.

Na época, Seu Lázaro vendeu sua fazenda no município de Campina Verde e veio adquirir terras em Santa Vitória, na região do Córrego do Retirinho, trazendo com ele a esposa e onze filhos: Antônio Moreira, Vicente, Maria Jacinta, Germana, Bráulio, Olinda, Tito, Filomena, Itevaldo, Leonardo e Terezinha.

Alguns anos depois, já bem idoso, Seu Lázaro vendeu sua fazenda e mudou-se com a família para a cidade de Santa Vitória. Enquanto Seu Lázaro fazia sedém e rapadura para sustentar a família, a esposa Maria Moreira – como era conhecida – limpava arroz e fazia farinha de milho.

Dona Maria Moreira, assim que chegou à cidade, ficou muito conhecida por atuar como parteira, aliás, tornou-se a maior parteira da história de Santa Vitória. Uma das crianças que nasceu pelas suas mãos, bastante conhecido na cidade, foi Lourival Domingues Franco, filho de Reynaldo Franco e Dona Maria Domingues.

Segundo a família, Dona Maria Moreira aprendeu o ofício pelo dom de Deus, naturalmente, aliás, nunca cobrou pelo serviço. Em certas ocasiões, para socorrer a gestante em situação de parto, em fazendas da região, ela se locomovia a pé ou até mesmo a cavalo ou de carroça. Carro era artigo de luxo na época, mas, raramente, era conduzida por Oton Moraes Paranaíba ou por Zé Alfredo.

Para Dona Maria Moreira, apesar das dificuldades, todo esforço valia a pena, simplesmente porque ela gostava de ajudar as pessoas.

Seu Lázaro faleceu em 26 de outubro de 1970, aos 86 anos. Já Dona Maria Moreira morreu em 1º de outubro de 1974, aos 76 anos de idade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *