Vacina contra a Covid-19: quando vai chegar a vez dos idosos?

Vacinação dos profissionais de saúde, veterinários e agentes funerários com 60 anos ou mais de idade, que estam na ativa, na Clínica da Família Estácio de Sá, na região central da cidade. O município do Rio de Janeiro ampliou hoje (27) o público-alvo da campanha de vacinação contra a covid-19.

A indefinição de um calendário nacional pelo Ministério da Saúde tem causado ansiedade nesse grupo, que apresenta maior risco de morte pela doença – corresponde a 75% dos óbitos por Covid-19 no país, de acordo com um estudo publicado no periódico médico Lancet Respiratory Medicine.

Um exemplo em Santa Vitória é o aposentado Joaquim Teixeira de Lima, de 95 anos, que aguarda com ansiedade o momento de ser imunizado contra a Covid-19.

Segundo a professora Joana Maria de Lima, filha de Joaquim, o pai, ao ver nos noticiários na TV, idosos sendo vacinados pelo mundo afora, inclusive em capitais como São Paulo e Rio de Janeiro, indaga: “Porque essa vacina não chega em Santa Vitória?”

Por enquanto, idosos como Seu Joaquim terão de esperar mais um pouco, ou seja, não há estimativa de quando a vacinação será estendida para outros grupos.

Como é de conhecimento, neste primeiro momento, além dos profissionais de saúde – que atuam na linha de frente, apenas os idosos institucionalizados (residências de longa permanência) estão sendo vacinados.

Ainda, sobre o assunto, o secretário municipal de Saúde Geraldo Júnior enfatiza que o Município apenas executa aquilo que é determinado pelo Ministério de Saúde.

“Não é o Município que define os grupos prioritários, ou seja, nós apenas seguimos o que é determinado pelo Ministério de Saúde”, pontuou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *