LUTO: Morre o médico e ex-prefeito Lourival Domingues Franco
A comunidade de Santa Vitória ficou entristecida com a notícia da morte do médico e ex-prefeito Lourival Domingues Franco, ocorrida na tarde desta segunda-feira (25), em Uberlândia. Ele tinha 73 anos e morreu em decorrência de infecção por coronavírus.
O corpo será trasladado ainda hoje para Santa Vitória, onde será sepultado.
Oportunamente, a família agradece ao carinho, as tantas mensagens e orações que foram feitas pela saúde de Dr. Lourival.
HISTÓRIA DE VIDA
Lourival Domingues Franco é filho caçula do casal Reynaldo Franco de Moraes e Maria Conceição de Moraes e nasceu em Santa Vitória (MG) em 16 de janeiro de 1948. Ele nasceu de parto normal, pelas mãos da famosa parteira Dona Maria Moreira.
Tão logo cresceu, iniciou os estudos na Escola Estadual São José, tendo como primeira professora Dinazalda Maria Nunes.
Aos nove de idade, Lourival perdeu o pai, que falecera por problemas de saúde.
Como a condição de ensino em Santa Vitória era limitado na época, onde era lecionado somente o “primário”, a família matriculou o menino no Instituto Marden em Ituiutaba, onde concluiu o curso “ginasial”. Em seguida, mudou-se para Uberaba, onde cursou o Científico no Colégio Triângulo.
Muito estudioso, Lourival prestou vestibular para curso de Medicina em Uberaba e em Florianópolis (SC), mas preferiu estudar no sul do país. Assim, em dezembro de 1972, formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Com esta formatura, Lourival tornou-se o primeiro filho de Santa Vitória e se formar em Medicina.
No mesmo ano de sua formatura, bem como no ano seguinte, Lourival fez especialização em Ginecologia e Obstetrícia.
Em 23 de abril de 1973, casou-se com Maria Goreti da Glória Franco (nascida em Ituiutaba, em 09/07/1950), com tivera dois filhos: Josienne e Lourival Filho.
No auge dos anos 1970, veio residir e exercer a profissão em Santa Vitória, integrando o corpo clínico no Hospital Genésio Franco de Moraes, onde atua até hoje.
Bastante popular na cidade, Lourival entrou para a política, sendo eleito prefeito para o mandato 1989/1992, pelo partido PDC. Quatro anos depois, foi reeleito prefeito, desta vez pelo partido PSDB, exercendo o mandato 1997/2000.
Lamentável, mas é vida que segue, o importante é o Dr. Lourival fez muito por Santa Vitoria e seus habitantes, nós só temos que
AGRADECER PELO SEU TRABALHO COMO MÉDICO, PREFEITO E CIDADÃO. QUE DEUS O TENHA. Quanto ao Sr. Eurvânio, também lamentamos pela passagem, onde enviamos nossos sentimentos aos familiares de ambos.