Joe Biden conquista a Pensilvânia e é eleito presidente dos Estados Unidos

Candidato do partido Democrata atingiu 284 delegados no colégio eleitoral e não pode mais ser ultrapassado por Donald Trump

Com informações O Tempo

O democrata Joe Biden acaba de ser eleito o 46° presidente dos Estados Unidos. Em uma apuração que se estendeu durante toda a semana, o candidato alcançou neste sábado (7) a marca de 284 delegados e atingiu, assim, a maioria necessária para ocupar a Casa Branca a partir de janeiro de 2021.
Os votos do estado da Pensilvânia foram decisivos para a vitória de Biden, que estava com 264 delegados até o início da tarde deste sábado, quando os 20 delegados da Pensilvânia foram para o democrata. O atual presidente do país, Donald Trump, estaria jogando golf no momento em que o resultado na Pensilvânia foi anunciado.
Trump, que tem 214 delegados a seu favor, não pode mais alcançar o adversário mesmo que vença em estados onde os votos ainda são contados, como Nevada, Geórgia e Carolina do Norte. Somados, os estados têm 37 delegados, que não são suficientes para que o republicano ultrapasse Biden.
A contagem de votos na Pensilvânia começou com ampla vantagem do atual presidente, do partido Republicano, até que, na manhã de sexta-feira (6), Biden reagiu e começou a ampliar a vantagem sobre Trump.

—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–


Judicialização


Desde o início do processo de apuração, a campanha de Donald Trump já sinalizava a intenção de pedir recontagem dos votos em estados onde ele não tinha vantagem ou havia expectativa de que a dianteira fosse perdida.
Até esta sexta-feira (6), sua equipe já havia impetrado cinco pedidos judiciais para que as contagens fossem suspensas. Apenas o estado da Geórgia afirmou que vai recontar os sufrágios.
No Twitter, o republicano chegou a postar uma hora antes de o resultado ser divulgado que sua campanha havia ganhado a eleição com larga vantagem. O Twitter, por sua vez, inseriu um aviso sob a postagem dizendo que as autoridades ainda não haviam anunciado o resultado no momento em que aquele conteúdo foi postado.
A expectativa é de que, apesar de o resultado das apurações ter saído neste sábado, o anúncio oficial demore mais, já que a judicialização sinalizada por Trump impede que Biden seja anunciado como vencedor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *