Tamanduá é capturado em via pública no Eldorado em Ituiutaba
No início da manhã de sábado (31), por volta das 8 horas, os bombeiros militares de Ituiutaba foram acionados para a captura de um tamanduá “meleta” na Avenida Floresta, bairro Eldorado, localizado em via pública.
Acionados, os bombeiros prontamente se deslocaram ao local, realizando, com segurança, a captura do animal através de técnicas de salvamento terrestre. O animal não possuía ferimentos e foi solto em seu habitat natural.
—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–
É cada vez mais comum se deparar com animais silvestres nas cidades, tendo em vista a expansão urbana e destruição de mata nativa. Há até espécies que se adaptam à vida em áreas urbanas.
Ao se deparar com animais da fauna silvestre machucados ou mesmo em sua residência, recomenda-se deixá-lo onde está, se afastar e acionar os bombeiros. Animais silvestres acuados podem atacar como forma de defesa.
Cabe ressaltar que, pela Lei nº 22.231, é crime maus tratos a animais de quaisquer espécies, sejam domésticos, domesticados, silvestres ou exóticos. Abandono, envenenamento, manutenção em lugar anti-higiênico, mutilação, atropelar e não prestar socorro, confinamento em espaço incompatível ao porte do animal ou em local sem iluminação e ventilação, agressão física, exposição a esforço excessivo e animais debilitados e rinhas são alguns dos crimes previstos em lei, cuja multa varia em função da gravidade e extensão dos maus-tratos.
A denúncia pode ser feita ao IBAMA, no telefone 0800 61 8080, ou à Polícia Ambiental, no 198.