BDA completou 56 anos no sábado
No último sábado, dia 26 de setembro, o bairro Dom Alexandre completou 56 anos de sua criação.
UM POUQUINHO DE HISTÓRIA
O fazendeiro Manoel Alexandre de Oliveira, em 23 de julho de 1946, após herdar os bens de seus pais, vendeu área na região da Capoeirinha e adquiriu uma gleba de terra à margem esquerda do Córrego do Boi, no Distrito de Santa Vitória, equivalente a 52,4535 hectares.
Já no ano de 1964, Manoel Alexandre decidiu vender a referida área, que foi loteada.
Assim, em 26 de setembro de 1964, pela Lei Municipal nº 52, foi criado o loteamento Bairro Dom Alexandre, tendo como responsáveis José Alexandre de Oliveira, Aneirton Parreira da Silva e Florêncio Cândido Ferreira.
Como se percebe, Manoel Alexandre foi homenageado com o sobrenome “Alexandre” denominando o bairro recém-criado, porém, o “Dom” – segundo Aneirton Parreira – foi com a intenção de dar um nome “santo” ao referido bairro, sendo então denominado “Dom Alexandre”. Dentre os seus primeiros moradores, destaque para o senhor João Braga, cuja família ainda reside no referido bairro até os dias hoje.
Anos mais tarde, já na década de 1980, Irmão Lázaro organizou um torneio esportivo envolvendo a comunidade da JUSI.
De modo a identificar as equipes na abertura dos jogos, o próprio Irmão Lázaro providenciou uma faixa para a turma da JUSI do bairro Dom Alexandre. Como o nome era extenso para ser escrito na faixa, escreveu a abreviatura B. D. A.
A partir daí, a sigla caiu no gostou dos moradores do bairro Dom Alexandre e, assim, passou a chamá-lo carinhosamente de BDA.
Quanto ao fazendeiro Manoel Alexandre, morreu em 1995, aos 84 anos. Ele era casado com Adélia Severino Neves (falecida em 2000) e teve uma filha única, aliás, adotiva: Vera Lúcia das Neves Fernandes.