Dia do Trabalhador Doméstico é comemorado nesta quarta-feira

Com informações ND Mais

Nesta quarta-feira (22) se comemora o Dia do Trabalhador Doméstico. A data foi instituída internacionalmente em 1921, mas não se configura como feriado no Brasil.

Conforme se conta, a data surgiu quando o empregado norte-americano Joe Paul Simenn, que trabalhava em uma mansão na Califórnia, disse aos patrões que precisava de folga por se tratar do Dia do Serviçal. Ele teria feito isso porque queria visitar uma filha que estava muito doente e não tinha conseguido a dispensa do trabalho.

A partir daí, 22 de julho tornou-se um dia simbólico para lembrar a luta por condições de trabalho mais justas. O serviço doméstico é realizado por milhões de brasileiros, a maioria esmagadora mulheres e chefes de família.

De acordo com a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, divulgada em 30 de janeiro pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica), o número de trabalhadores domésticos chegou a 6,356 milhões em 2019.

A série de dados começou a ser feita em 2012 pelo Instituto e esse foi um número recorde desde então, tendo em vista o elevado índice de desemprego brasileiro. Para fugir dele, muitos acabam optando por procurar trabalho como empregados domésticos, mesmo que a grande maioria – 4,598 milhões – permaneça na informalidade.

Em novembro de 2019, quando foi feito o levantamento, apenas 1,757 milhão de domésticos trabalhava com carteira assinada.

Dicas de ouro

Para cuidar da casa de forma mais organizada nesse período, as trabalhadoras domésticas dão algumas dicas para quem dispensou o serviço de limpeza:

  • faça um serviço por dia: em um dia lave as roupas; no outro, limpe o banheiro; e assim por diante. Isso evita o acúmulo de tarefas por fazer;
  • comida congelada: quem não souber cozinhar pode comprar congelados, que podem ir direto no microondas. “Tem muita gente vendendo comida boa e saudável e você pode acabar ajudando essas pessoas”, diz Girlane;
  • faça o básico: varrer, passar pano no chão e tirar a poeira dos móveis;
  • cozinhe em maior quantidade, suficiente para almoço e jantar (ou congele para outra refeição);
  • divida as tarefas entre os moradores para não sobrecarregar ninguém;
  • envolva as crianças nas atividades: mesmo que sejam pequenas, elas podem ajudar tirando o lixo, regando as plantas, colocando água e comida para os animais de estimação ou auxiliando a arrumar a cama.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *