Uberlândia ultrapassa 11 mil casos de coronavírus
Cidade tem 196 vítimas em decorrência da enfermidade; total de pacientes infectados é de 11.282
Com informações Diário de Uberlândia
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na tarde desta terça-feira (21), Uberlândia ultrapassou 11 mil casos confirmados de coronavírus. A cidade registrou 375 pacientes infectados nas últimas 24 horas e também contabilizou mais cinco óbitos em decorrência da enfermidade. Com a atualização dos dados das autoridades de saúde, já são 196 vítimas fatais da Covid-19 no município.
Todas as vítimas de hoje estavam internadas na rede municipal de saúde. Dentre elas, estão uma mulher de 52 anos, dois homens de 44 e 52, além de dois idosos, de 72 e 74 anos.
O número de casos suspeitos para a doença é de 575, o que representa 39% a menos em relação ao registrado no boletim desta segunda (20). Até o momento, 35.944 pessoas testaram negativo para a Covid-19 e 6.756 pacientes se recuperaram da doença;
Conforme consta no boletim da SMS, 234 pessoas estão internadas com sintomas do vírus em hospitais da rede pública e privada da cidade, sendo 102 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 132 em enfermaria. De acordo com a Prefeitura de Uberlândia, 91% dos leitos de UTI da rede municipal estão ocupados, restando apenas seis disponíveis caso haja necessidade de internação.
MEDICAMENTOS
Durante uma live realizada nesta segunda, a Prefeitura anunciou que recebeu da Unimed Uberlândia uma doação de 130 mil medicamentos que serão utilizados no combate à Covid-19. Dentre os remédios, estão 72 mil comprimidos de Hidroxicloroquina, 55 mil de Azitromicina e 4 mil de Ivermectina. A expectativa é de que as medicações possam tratar 12 mil pessoas na cidade até o fim do ano.
No último dia 2 de julho, por recomendação do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde atualizou e alinhou com a rede privada o Protocolo de Manejo de Pacientes Sintomáticos Respiratórios, Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave que prevê o uso dos três medicamentos.
Os comprimidos poderão ser retirados gratuitamente nas farmácias da Rede Municipal de Saúde mediante receita médica, mesmo que de instituição privada, e assinatura do termo de responsabilidade do paciente no caso de prescrição dos medicamentos pertinentes ao Protocolo. A estimativa é que a quantidade de medicamentos seja capaz de auxiliar no tratamento de até 12 mil pessoas.
MG E BRASIL
O boletim epidemiológico divulgado pelo Governo de Minas Gerais, atualizado nesta terça, aponta 95.566 casos confirmados para o novo coronavírus e 2.071 óbitos. São 25.272 casos suspeitos em todo o território estadual e 68.223 pacientes que se recuperaram da doença.
No Brasil, são 20.257 novos casos confirmados da doença e mais 632 óbitos registrados. Segundo o painel do Ministério da Saúde atualizado nesta segunda, o Brasil tem 2.118.646 pessoas infectadas com o vírus e 80.120 mortes confirmadas.