Mudas de crotalária são distribuídas para ajudar no combate à dengue em Santa Vitória
Na manhã de quinta-feira, dia 21 de maio, a Prefeitura de Santa Vitória, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Pesca, Saúde e de Desenvolvimento Social, realizou a distribuição de mudas da planta crotalária aos moradores do bairro Jardim Europa, em busca de combater o mosquito da dengue.
Com o plantio da Crotalária no jardim ou quintal de casa, a libélula, que busca colocar ovos em água parada, assim como o mosquito Aedes Aegypti, vai depositar seus ovos, essas larvas vão se alimentar das larvas do mosquito transmissor da dengue acabando com aquele foco. O mesmo acontece com a libélula adulta, a flor da crotalária atrai a libélula e ela é predadora e se alimenta de pequenos insetos, o que inclui o Aedes Aegypti. Assim, quebra-se a cadeia reprodutora do mosquito da dengue. Assim, auxilia no controle do vetor da doença que é um problema enfrentado em nossa cidade.
Esta iniciativa partiu do Departamento de Meio Ambiente pela Isadora Queiroz juntamente com o Departamento de Vigilância em Saúde, Daniele Goulart, que capacitaram os agentes de combate a endemias para informar sobre o benefício da planta e sobre dispor de mudas no Viveiro Municipal para doação.
Para a ação no Jardim Europa contamos com ajuda da Rafaella Martins, da equipe do Trabalho Social do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) e com a agente de combate a endemias, Maria Aparecida.
Ela é uma planta que serve como repelente contra dengue, ajuda em sua prevenção, mas não é a solução do problema. Mas, atenção! As outras armas de combate, como manter quintais e jardins limpos e sem água parada continuam. A crotalária vai ajudar no combate a infestação, mas os cuidados em casa ou na empresa permanecem. Fique atento!