Zema anuncia pagamento da 1ª parcela do salário do funcionalismo para sexta
Com informações Jornal da Manhã
Estado divulgou ontem a escala de pagamento de maio para o restante do funcionalismo. A primeira parcela dos salários será depositada nesta sexta-feira (22) para a categoria. O cronograma foi apresentado em entrevista coletiva pelo governador Romeu Zema (Novo), que também informou a quitação do 13º salário para quem ainda não tinha recebido o abono natalino.
Até então apenas os funcionários da área de Saúde e Segurança Pública já tinham recebido o salário este mês. Para o restante do funcionalismo, a primeira parcela no valor de até R$2 mil será depositada nesta sexta-feira (22). A segunda parte será paga no dia 27 de maio.
Quanto ao 13º, o depósito foi feito ontem para todos os funcionários públicos do Estado que aguardavam o abono natalino. Cerca de 17% dos servidores ainda não tinham recebido nenhuma parte do benefício referente ao ano de 2019.
O chefe do Executivo explicou que tanto o 13º quanto a folha de maio só foram viabilizados com ajuda de uma decisão judicial, que gerou uma receita para o Estado no valor de R$1 bilhão.
“O valor refere-se a um depósito judicial da Vale relacionado à tragédia de Brumadinho”, disse.
Apesar do anúncio do pagamento, Zema reforçou durante a coletiva que não há garantias para o próximo mês e a folha de junho volta a ser uma preocupação do governo. “Nos meses de abril e maio contamos com recursos extraordinários. Ao contrário, não teríamos receitas para pagar as despesas ordinárias”, explicou.
Na entrevista, apesar das dificuldades financeiras do Estado, o governador também garantiu o “abono fardamento” aos agentes da segurança pública. “É de direito destes profissionais que fazem uso de vestimenta diferenciada”, comentou.