Secretaria de Educação distribui Kits de alimentos da merenda escolar às famílias em situação de vulnerabilidade
O Município de Santa Vitória, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com intuito de ajudar os alunos da rede municipal em cumprimento com a Lei n° 13.987, de 7 de abril de 2020, que durante o período de suspensão das aulas nas escolas públicas de educação básica em razão de situação de emergência ou calamidade pública, fica autorizada, em todo território nacional, em caráter excepcional, a distribuição imediata aos pais ou responsáveis dos estudantes nelas matriculados, com acompanhamento pelo Conselho de Alimentação Escolar (CAE), dos gêneros alimentícios adquiridos com recursos financeiros recebidos que liberou a distribuição da merenda escolar, com a contribuição do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA). São conselhos municipais que trabalham em parceria com o setor da educação para aplicação correta dos recursos oriundos do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).
De acordo com a secretária Francisca Vânia, o trabalho foi organizado com toda a rede da educação envolvendo diretores, vice-diretores, nutricionista, assistente social e funcionários da Secretaria de Educação que fizeram um levantamento das crianças que estariam com necessidades em decorrência da pandemia. “Para que houvesse a distribuição dessa merenda escolar, fizemos uma lista com 285 alunos das escolas municipais, CEMEIs e também da zona rural e um total de 223 famílias. No mês de abril iniciamos a primeira etapa distribuindo 189 kits e, para a segunda etapa que se refere ao mês de maio serão distribuídos 180 kits. Seguimos todas as orientações de segurança na entrega e organização dos kits”, ressaltou.
A nutricionista da educação Thalita Franco criou de acordo com os padrões nutricionais os kits básicos contendo os seguintes alimentos: arroz, feijão, macarrão, açúcar, sal, óleo, verduras, legumes, frutas, frango e carne de vaca.
“Para montar os kits utilizamos as orientações da cartilha do FNDE, juntamente com o cardápio escolar com a finalidade de atender o maior número de famílias”, destacou a nutricionista.