Reginaldo Santos completa 90 anos
Reginaldo Santos Gonçalves é o quinto filho do casal Domingos Moreira Gonçalves e Ernestina Pereira dos Santos, nascido em 19 de abril de 1930 na cidade mineira de Prata.
Conta Reginaldo que a mudança para o município de Santa Vitória ocorreu em meados de 1938. Na época, a família veio morar na região do Córrego do Bálsamo. “Primeiro, veio um carro de boi conduzindo a mudança e, dois dias depois, veio o papai e a mamãe com os filhos, a cavalo”, recorda ele.
Desde que aqui chegou, no auge de seus oito anos, o garoto Reginaldo ajudava o pai na lida com a fazenda. “Eu fazia de tudo, tirava leite, apartava vaca e ajudava a plantar roça”.
Na época, o acesso à escola era muito difícil, mas uma tia (Iracema) tratou de lhe ensinar as primeiras palavras. Depois, teve como professora uma senhora por nome Corina. A escola funcionava ali mesmo, na fazenda, e atendia a criançada das imediações.
Anos mais tarde, já rapaz, conheceu a jovem Maria de Queiroz Santos, com quem se casou em 20 de março de 1953, sob as bênção de padre Geraldo Nunes Costa.
Desta união, nasceram nove filhos: Renan, Edite, Janete, Joel, Pedro Ênio, João Batista, Roney, Sidney e Inez. Dos filhos, vieram vinte netos e nove bisnetos.
Logo que se casou, Seu Reginaldo foi morar na região do Córrego da Escondida, às margens do Rio Tijuco. Nesta fazenda, tratou de formar pasto, e logo passou a criar gado de corte e de leite.
Tinha lavouras também, mas não eram tocadas por ele. “Eu cedia parte das terras para que outras pessoas plantassem, apenas tinham o trabalho de limpar e cultivar, e nunca cobrei nada pelo uso da terra plantada”, enfatizou Reginaldo.
No período em que cuidou da propriedade da família, vários agregados residiram na fazenda, e Seu Reginaldo procurou ajudar a todos eles. “Muitos chegavam bem pobrezinhos em minha fazenda, e quando decidiam sair, saíam em boas condições de vida”.
Ao final da década de 1990, já cansado e com a idade avançada, Seu Reginaldo decidiu dividir as terras da propriedade com seus nove filhos, tudo em consenso com a esposa Maria Queiroz. Desde então, passou a fixar mais na cidade, em sua residência na Avenida Acre.
Mesmo antes de fixar mais na cidade, Seu Reginaldo e Maria Queiroz tiveram forte atuação junto às causas sociais em Santa Vitória, ajudando as pessoas menos favorecidas. “Isso é um prazer que nós temos, o de ter ajudado as pessoas. Hoje, quando estamos sentados aqui fora de casa, é muito comum as pessoas passarem na rua e nos cumprimentarem, e muitas delas são pessoas que nós ajudamos de alguma forma”, conta ele. “Então, com satisfação, posso dizer que a Maria e eu nos sentimos realizados como pessoa”.
Sobre seus nove filhos com Maria Queiroz, Seu Reginaldo enfatiza que procurou fazer o melhor para cada um, dando-lhes educação e todo ensinamento necessário para que tornassem pessoas do bem e útil para a sociedade.
Neste dia 19 de abril de 2020, Seu Reginaldo comemora 90 anos de vida, e bem vividos, como costuma dizer.
Ao eminente cidadão Reginaldo Santos Gonçalves, o qual consideramos santa-vitoriense de coração, receba a singela homenagem do Correio de Santa Vitória e votos de muita saúde, paz e longevidade. Parabéns!