Coronavírus: Saúde diz a MPMG que vai orientar que isolamento continue até 13 de abril
Com informações O Tempo
As medidas de restrição e isolamento determinadas pelo governo em Minas devem durar, pelo menos, até o dia 13 de abril. A informação é do coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Luciano Moreira.
Segundo o promotor, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), em resposta à solicitação feita pelo órgão no último domingo (29), informou que orientaria o governo do Estado a manter o isolamento até, pelo menos o dia 13 de abril. “Diante dessa informação, o Ministério Público vai seguir acompanhando as ações do governo e rogando que a área técnica observe as melhores medidas em benefício da população”, informou.
A área técnica enviou ao MPMG dados de estudos que constatam que a falta de isolamento pode elevar consideravelmente o número de casos, levando a um esgotamento do sistema de saúde.
O ofício do MPMG foi enviado à SES-MG como resposta ao anúncio feito pelo governador Romeu Zema (Novo) na última semana de que um estudo seria iniciado para avaliar a possibilidade de abertura de alguns setores comerciais no Estado. O estudo ainda está sendo realizado, mas, em coletiva de imprensa nesta terça-feira (31), autoridades da secretaria e o próprio governador admitiram o sucesso das medidas de isolamento e defenderam a manutenção delas.
A SES-MG e o Governo de Minas Gerais foram procurados e não haviam se manifestado até a publicação desta reportagem.