Secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde se mobilizam na luta contra o coronavírus
Visando equipar médicos e enfermeiros no trabalho de enfrentamento à pandemia de coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Santa Vitória providenciou a confecção de capotes com touca integrada e propés, que são equipamentos usados para proteção dos profissionais de saúde da linha de frente, cujo procedimento só pode ser realizado com a devida proteção, a fim de evitar a contaminação da pele e roupa do profissional. O material foi confeccionado pela equipe de confecção da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, sob orientação da Secretaria Municipal de Saúde.
A secretária Mariza Curi fez questão de enfatizar que as confecções dos referidos equipamentos foram feitas em casa pelas costureiras, já que as mesmas estavam afastadas do trabalho, conforme decreto de Situação de Emergência de Saúde do Município. “As confecções destes equipamentos eram necessárias para que nossos profissionais de saúde estejam protegidos. Assim, mobilizamos nossas profissionais para este importante trabalho, as quais muito agradecemos pelo envolvimento e dedicação”, enfatizou.
Sobre o uso do equipamento adquirido, o secretário Geraldo Júnior explica que segue orientações e protocolos padrões do Ministério da Saúde no atendimento a pacientes com suspeita ou caso confirmados de coronavírus (Covid-19). “É obrigatório que o profissional use o equipamento de proteção individual neste árduo trabalho, para a sua segurança e do próprio paciente, assim, providenciamos os equipamentos que, inclusive, já estão à disposição dos profissionais de saúde envolvidos”, pontuou.