Zé Faustino resiste ao tempo e mantém o funcionamento de sua máquina de beneficiar arroz

Nos idos de 1950, Ituiutaba ganhou a denominação de “Capital do Arroz”, mas isso às custas de Capinópolis e Santa Vitória, onde, de fato, tinham grandes plantações de arroz.

Nesta época, máquinas de beneficiamento de arroz se espalharam pela cidade de Santa Vitória e em fazendas do próprio município. Só no distrito de Perdilândia haviam três, sendo que uma delas pertencia ao senhor José Faustino Sobrinho, o popular Zé Faustino, de 85 anos.

Com o tempo, as plantações de arroz foram perdendo espaço no cenário de produção em Santa Vitória, dando lugar para a criação de gado de leite e de corte, e mais recente para a plantação de cana de açúcar. Sem ter arroz para beneficiar, máquinas fecharam.

Hoje, a única máquina de beneficiamento de arroz existente em Santa Vitória pertence Zé Faustino. O empreendimento funciona à Avenida Nossa Senhora das Vitórias, 1966, desde o ano de 1980.

Zé Faustino conta que, na atualidade, apenas um produtor faz o plantio de arroz no município de Santa Vitória, e que raramente aparece alguém querendo beneficiar arroz em casca na sua empresa.

Ele destaca ainda a idade avançada não é empecilho para trabalhar, mas lamenta adentrar na empresa e não ter arroz em casca para beneficiar. “Não tenho plano de parar com o serviço, mas sem o produtor para beneficiar, fica difícil”.

Zé Faustino mantém o funcionamento da máquina de beneficiamento desde 1980.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *