Chuva de meteoros é a maior atração astronômica em dezembro
Reserve pelo menos uma hora, em um local afastado das luzes da cidade e aproveite
Mais um ano vai chegando ao fim, mas sempre há tempo para belas observações do céu. O mês de dezembro traz magníficas constelações de verão, com destaque para as brilhantes estrelas de Touro, Orion e Cão Maior.
A maior atração, porém, é a sempre marcante chuva de meteoros Geminídeos, que tem pico na noite de 13 para 14 de dezembro. Esta será a chuva de melhor visibilidade nas latitudes brasileiras – caso a noite esteja sem nuvens, você não deve perder.
Para observar meteoros, é preciso paciência: reserve pelo menos uma hora, preferencialmente em um local afastado das luzes da cidade.
Dia 14
Noite das Estrelas Cadentes
As primeiras horas do sábado serão a melhor oportunidade para observar meteoros no Brasil. Quem fizer uma vigília poderá ver dezenas deles durante a madrugada. Olhe na direção da Constelação de Gêmeos e aprecie.
Dia 22
Sol ao Sul
O Solstício de Dezembro acontece à 1h19 (hora de Brasília). Nesse instante, o Sol atinge a posição mais ao sul na Esfera Celeste. É o início do verão no Hemisfério Sul e do inverno no Hemisfério Norte. Aproveite este que será o dia mais longo do ano!
Dia 23
Meteoros ao Norte
Atividade de meteoros acima da média, resultado da poeira deixada pelo cometa 8P/Tuttle. É uma chuva de difícil visualização no Brasil, pois seu radiante é próximo ao polo celeste norte. Olhe para o norte no final da madrugada.
Dia 28
Encontro ao Crepúsculo
Encerrando o ano, uma bela visão ao entardecer. O fino crescente da Lua encontra o brilhante Vênus em uma magnífica conjunção. Olhe para o oeste logo após o pôr do Sol.
*Com informações Gustavo Rojas/Revista Galileu