Salim Curi inaugura ampliação e construção do CEMEI Luíza Maria de Paula
(*) Com informações do site da Prefeitura de Santa Vitória
Na tarde de quarta-feira, 20, a Prefeitura de Santa Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, entregou as novas instalações do CEMEI Luíza Maria de Paula, quase totalmente reconstruídas. A unidade localizada na região do Bairro Vila Rica recebeu reconstrução e ampliação para atender maior número de crianças e também proporcionar mais segurança, conforto e melhores acomodações aos alunos atendidos na unidade escolar.
A obra foi iniciada em junho de 2018 e teve um custo total de R$1.145.826,00 e, por mais de um ano, os alunos assistiram às aulas nas dependências das salas de Catequese da comunidade “Nossa Senhora Aparecida”, na Escola Municipal São José e no anexo do Curumim. O novo prédio possui capacidade para atender 90 alunos a mais. “O prédio escolar se encontrava em situação precária, com infiltrações, construção muito antiga e não se adequava ao atendimento das crianças. No início deste mandato, o prefeito visitou a unidade, viu a necessidade de adequações e assumiu o compromisso de melhorar a infraestrutura e ofertar mais conforto e dignidade aos alunos e funcionário, sendo necessária a demolição quase total”, disse a diretora Keila Lima.
Com 90% do prédio demolido para reconstrução, ampliação e reforma, restando apenas o refeitório que recebeu nova pintura, cozinha e brinquedoteca que foram totalmente reformadas e ampliadas, o CEMEI dobrou de tamanho, em relação ao antigo prédio, ganhando 06 salas de aula com banheiro interno e com acesso privativo solário; lactário e área de circulação com espaço de higienização; lavanderia; dependências administrativas; parque infantil e almoxarifado.
Com a reconstrução, reforma e ampliação, o CEMEI que inicialmente atendia uma demanda de 180 crianças, terá um incremento de mais 90 vagas disponíveis, e a fila de espera para esta unidade foi quase zerada, passando a acolher agora, após ações envolvendo rede física de reconstrução, um total de 270 crianças. Além dos novos espaços da unidade, os alunos receberão também Kit de uniforme e mobiliário novo.
O missionário Elias Silveira Cintra, da Casa de Oração, pronunciou uma palavra de bênção a todos os presentes, e o pároco da Paróquia São Cristóvão, Ailton Batista Franco, presente também no evento de inauguração, proferiu a bênção às novas instalações do CEMEI.
A inauguração da escola aconteceu em ritmo de festa e foi prestigiada pela comunidade escolar, pais de alunos, secretários do município, vereadores, demais autoridades, além de lideranças comunitárias, a Banda Municipal José Alves de Freitas e imprensa. O evento contou ainda com homenagens, apresentações dos alunos, interpretando a música “Orquestra dos animais”.
Em seu discurso, o prefeito destacou a satisfação em entregar uma estrutura nova, mais digna e mais moderna para todos. “Esta obra eu acompanhei de perto, junto com os engenheiros e arquitetos, pois temos como objetivo oferecer o que há de melhor para as nossas crianças”, destacou.
A secretária municipal de Educação e Cultura, Francisca Vânia de Oliveira agradeceu a presença de todos e citou o empenho da Administração. “Gratidão e reconhecimento aos gestores, Salim e Renato, cuja determinação, seriedade e compromisso nos levam a colher bons frutos deste trabalho possibilitando às nossas crianças um ambiente mais seguro e acolhedor, ofertando a muitos que aguardavam uma vaga”, concluiu.
Ao final da inauguração, todos foram convidados para o momento de visitação da nova estrutura da instituição escolar, que se encontra agora, totalmente renovada para atender tanto as crianças como os funcionários.