Salim Curi participou em Uberlândia de simpósio sobre gestão pública
As prefeituras de Santa Vitória e Uberlândia realizaram na quarta-feira (13) o 1º Simpósio de Gestão Pública do Triângulo e Vale do Paranaíba: Diretrizes para Integridade Pública Municipal. O evento aconteceu no auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo de Uberlândia.
O simpósio, organizado por iniciativa da Controladoria Interna do Município de Santa Vitória, juntamente com a Escola de Governo da Secretaria de Gestão Estratégica de Uberlândia, contou ainda com a parceria da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (Amvap) e da Controladoria Geral da União (CGU).
Voltado para controladores, técnicos e gestores dos municípios da região, o evento teve como foco fortalecer a transparência pública e participação social na elaboração de políticas públicas, além de ressaltar a importância do controle interno na eficácia das gestões municipais.
Na abertura do evento, o prefeito de Santa Vitória Salim Curi destacou que a gestão de um município deve ser feita de forma séria e transparente e o controle interno é uma ferramenta fundamental nesse processo. “Ele nos fornece segurança e orientação nos passos a serem efetuados para cumprimento das legislações e exigências dos órgãos de fiscalização. Vejo que é muito importante para que os gestores terem suas controladorias atuantes para auxiliar no cumprimento das metas, oferecendo a tranquilidade de que a administração vem sendo executada da melhor forma possível evitando erros, falhas e atos ilícitos. Enfim, colaborando para a transparência”, destacou.
Na oportunidade, o prefeito de Uberlândia Odelmo Leão salientou que as atividades visam fomentar o fortalecimento do controle interno em organizações públicas municipais. “Se nós realizássemos mais eventos como esse, evitaríamos erros por falta de informação e orientação. São milhares de leis que se transformam a cada minuto, a cada dia. Essas informações, principalmente na maioria das prefeituras, não chegam a tempo. A CGU deve ser parceira, orientadora para aprimorarmos nossos serviços ao nosso povo”, afirmou.
Para a controladora Interna da Prefeitura de Santa Vitória, Andreya de Fátima Lima, que participou do evento, o simpósio foi um momento de trocas de experiências entre os profissionais da Administração Pública e, ainda, uma oportunidade para conscientização da alta administração com a adoção de princípios éticos, que atualmente é chamada de integridade pública.